quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

MUDANÇA DE ARQUIVO E BIBLIOTECA É TRABALHO PARA ESPECIALISTAS

*Juan Cacio Peixoto

Logística são os processos da cadeia de suprimentos que planejam, estruturam e controlam, de forma eficiente e eficaz, o fluxo de armazenamento dos bens dos serviços e da informação relacionada, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, para satisfazer o requisito do cliente.” CLM (2000)

Planejamento. Este é o significado da palavra logística para a ACERVO, o planejamento é fundamental para o transporte, acondicionamento e realocação da documentação armazenada em caixas, estanterias, armários etc, para executar a mudança da Biblioteca ou Arquivo,  para um novo espaço físico.















O trabalho de mudança da Biblioteca e do Arquivo, exigem cuidado especial e pessoal treinado e capacitado, devido as várias particularidades do acervo a ser transportado.

Todo o processo de avaliação do acervo, embalagem, acondicionamento e transporte até a entrega final, precisa ser acompanhado por Bibliotecário ou Arquivista Especializado em gerenciar mudança de Arquivo e Biblioteca.

O cuidado começa na aquisição de caixas para ser acondicionado o acervo, todo o cuidado devido ao peso, que a caixa suportará e além disso, o destino final do acervo, deve estar preparado para receber o acervo, com todas as condições de segurança, conservação  e limpeza.

A ACERVO Organização e Guarda de Documentos, empresa especializada na mudança de Arquivo e Biblioteca, realiza este trabalho em todo o Brasil, atendendo empresas de todos os segmentos e portes e também pessoa física, com a mudança de Biblioteca Pessoal/Particular.

Elencamos aqui, alguns itens a serem avaliados no momento da mudança e contratação da empresa para a realização da mudança:

  • A experiência neste trabalho é importante, devido ao cuidado especial com o acervo, não é uma simples mudança qualquer, é trabalho para ser realizado com tempo e equipe de profissionais treinados para este tipo de mudança, além de valor financeiro, o conteúdo da informação contida nas obras, tem valor inestimável, portanto, uma boa seleção da empresa, é aconselhável;
  • Acondicionar sempre as obras em caixas, para conservação no momento do transporte e a facilidade para mudança de espaço físico;
  • Sinalizar as estanterias/prateleiras antes da desmontagem;
  • Numerar as caixas com a mesma sinalização das estanterias/prateleiras;
  • A realização da mudança fora do horário de expediente, facilia e agiliza o trabalho, evitando transtornos com usuários e a rotina da Biblioteca ou do Arquivo;
  • A supervisão de Bibliotecário e Arquivista, é fundamental, a ordem dos livros e das caixas arquivo, precisam ser mantidas no momento de realocação do acervo em novo espaço;
  • Aproveite a retirada total do acervo das estantes e peça a equipe de limpeza para proceder uma boa limpeza nas mesmas, é uma ótima oportunidade;
  • Chame o pessoal da manutenção para verificação geral da conservação das estantes, com a limpeza com pano úmido, alguns estantes poderão conter ferrugens, é hora da conservação preventiva;
  • Em novo espaço, tente adequar as normas de acessibilidade, isto, facilitará o manuseio de pessoas com deficiência.

Estes pontos elencados poderão ser acrescentados, devido a variação do tipo de acervo, local da mudança, horário, espaço para armazenagem e, na cidade de São Paulo, um item a ser analisado, o rodízio de caminhão, que não circula na cidade em determinados horários, provavelmente, a mudança acontecerá em horário noturno.


*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, especializada na organização, guarda e digitalização de arquivos e documentos, desde 1993. Para saber mais, acesse www.acervo.com.br




SERVIÇOS: A ACERVO ORGANIZAÇÃO E GUARDA DE DOCUMENTOS, é especializada na guarda, organização e digitalização de arquivos e documentos, organização de biblioteca e destruição segura de documentos, no mercado desde 1993. Solicite orçamento sem compromisso em www.acervo.com.br ou 11 2821-6100 e 98543-1356

DICA DO DIA | A CARTEIRA DE IDENTIDADE (RG) TEM PRAZO DE VALIDADE?

A Carteira de Identidade (RG) é um documento que não possui prazo de validade estipulado em lei, mas é preciso estar atento ao seu estado de conservação.
Embora o RG não possua data de validade, documentos mal conservados ou antigos podem ser recusados por instituições de ensino (na ocasião de matrícula), instituições financeiras (para abrir contas ou contrair empréstimos), concursos públicos e em qualquer outro local ou situação que exija a comprovação da identidade.
O RG desatualizado ou em más condições de conservação também pode ser recusado na apresentação ao agente de imigração no momento da entrada em países do Mercosul. De acordo com o Acordo MERCOSUL/CMC/DEC n⁰ 18/2008 (que trata sobre os documentos de viagem válidos para entrada nos países do Mercosul), caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância.
A recusa do RG ocorre quando não é possível a identificação de um ou mais dos elementos legais, como a fotografia, número, dados de filiação e a assinatura da pessoa.
Também invalida o RG a sua plastificação. De forma contrária à versão antiga cuja plastificação era uma condição obrigatória, os modelos atuais são impressos em papel especial que confere maior segurança ao documento.
10 anos

Legislação aplicadaLei Federal nº 7.116/1983 , que dispõe sobre os documentos de identidade em todo o país, e Acordo MERCOSUL/CMC/DEC n⁰ 18/2008 , que dispõe sobre os documentos aceitos em viagens nos países do Mercosul.

Muitas vezes, ouvimos que o prazo de validade do RG é de 10 anos.
O fato é que isso não é verdade. Como mencionado acima, não existe um dispositivo legal que determine o prazo de validade do documento ou estabeleça um prazo para atualização obrigatória do documento.
FONTE: www.uol.com.br

SERVIÇOS: ACERVO ORGANIZAÇÃO E GUARDA DE DOCUMENTOS, é especializada na guarda, organização e digitalização de arquivos e documentos, organização de biblioteca e destruição segura de documentos, no mercado desde 1993. Solicite orçamento sem compromisso em www.acervo.com.br ou 11 2821-6100 e 98543-1356

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

DICA DO DIA | CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO | CEDOC: ATRIBUIÇÕES

O Centro de Documentação | CEDOC deve atuar como coordenador das atividades de captação, catalogação, absorção, recuperação e divulgação das informações tecnológicas e, ainda, como coordenador das outras bibliotecas e/ou centros de documentação dentro da sua área de ação.

Cabe ao Centro de Documentação | CEDOC as seguintes atribuições:

·         Treinar, criar estímulos e conscientizar o pessoal técnico da empresa em relação ao objetivo primordial do Centro de Documentação;

·         Reunir, selecionar, sistematizar, organizar, arquivar e difundi a documentação bibliográfica e audiovisual que interessa às diversas áreas da Empresa;

·         Registrar e controlar todo material bibliográfico, isto é, os livros, periódicos, especificações de caráter tecnológico, material audiovisual;

·         Pesquisar, manter e divulgar a história das atividades específicas de sua área de ação;

·         Estimular a produção de documentos que registrem as experiências adquiridas através de:

·         Artigos técnicos – publicação interna e externa (assinaturas de revistas técnicas);
·         Comunicações internas – normas, relatórios, especificações técnicas, planejamento, plantas e desenhos, revistas técnicas que auxiliem os indivíduos a registrar e transmitir suas experiências;

·         Seminários e congressos com registro sistemático de suas conclusões;
·         Visitas e viagens de estágio com produção de relatórios e aquisições de informações;

·         Distribuir e divulgar, em âmbito regional e nacional, os estudos, levantamentos, propostas e resultados alcançados para soluções de problemas em suas áreas de ação;

·         Padronizar todo e qualquer material bibliográfico gerado na Empresa por meio de circulação interna e externa;

·         Facilitar e incentivar, ao máximo, o uso do Centro de documentação;

·         Empreender a pesquisa bibliográfica ampla;

·         Manter contato com entidades e órgãos afins, colaborando com organismos congêneres nacionais ou internacionais, para controle do intercâmbio de publicações e recebimento regular de informações necessárias;

·         Receber, acusar e agradecer as publicações periódicas por doação e permuta;

·         Organizar exposições de material relevantes;

·         Acessar bancos de dados nacionais e internacionais;

·         Preparar backup para fácil recuperação da informação via computador;

·         Elaborar backup de segurança do acervo;

·         Digitalização de documentos.



SERVIÇOS: A ACERVO ORGANIZAÇÃO E GUARDA DE DOCUMENTOS, é especializada na guarda, organização e digitalização de arquivos e documentos, organização de biblioteca e destruição segura de documentos, no mercado desde 1993. Solicite orçamento sem compromisso em www.acervo.com.br ou 11 2821-6100 | WhatsApp 11 98543-1356





domingo, 1 de janeiro de 2017

10 DICAS PARA ARQUIVAR DOCUMENTOS NO INÍCIO DO ANO



Juan Cacio Peixoto*


Na rotina do dia a dia, produzimos e recebemos um grande volume de documentos para arquivar.

Imediatamente, perguntamos, devo arquivar ou eliminar? Se é para arquivar, qual melhor método de arquivamento que facilitará no momento que solicitarem?

Quem poderá orientar na metodologia de organização do arquivo, devido a variedade de tipos documentais, com necessidades diferentes de busca?

Muitas vezes, nos deparamos com título de pastas ou caixas, com o título “DIVERSOS”, que tem dificultado ainda mais a busca pelo documento arquivado, porque, nesta pasta tem de tudo e mais um pouco, sem ordem e com documento para eliminar.

Enumeramos algumas dicas para facilitar a rotina do seu trabalho, torná-lo mais eficaz e produtivo, garantindo a sua tranqüilidade no momento de proceder o arquivamento.


Coloque em prática:

P Separe os documentos pertencentes a diferentes tipos:


  •   Correspondência Pessoal
  •   Comercial
  •   Relatório
  •  Artigo de Jornal ou Literatura Técnica
  •   Administrativo

ü    Elimine o desnecessário, seguindo normas internas, o procedimento ideal, é elaborar a Tabela de Temporalidade Documental, que é o tempo de arquivamento de cada documento no arquivo;

P Verifique os documentos que estejam grampeados, para ver se eles realmente devem ser arquivados juntos;

P Tire todos os clips e grampos, se possível, isto, facilitará no futuro, a digitalização dos documentos;

P Anote a lápis no canto superior direito do documento, o titulo da pasta ou caixa arquivo que será arquivado o documento;

P Ordene pelo método de arquivamento definido;

P Verifique se o documento que você deseja arquivar, já existe pasta ou caixa contendo os mesmos;

P Proceda o arquivamento;

P Inclua os novos assuntos no Índice de Arquivo;

P Abra uma caixa de entrada para os documentos que não foram arquivados durante o dia; 


Seu dia ficará mais produtivo, porque, tudo que precisar, já estará em seu devido lugar, sua equipe não ficará irritada procurando documentos em vários lugares.

TODA a criação de Deus reflete ordem. Uma “simples” célula de fermento, por exemplo, é uma maravilha de organização. Ela tem praticamente o mesmo número de componentes de um Boeing 777. Ainda assim, cada um deles tem um lugar específico e se encaixa numa esfera de apenas 5 mícrons de diâmetro. Mas, ao contrário dos aviões a jato, as células do fermento podem se reproduzir. Que ordem e organização maravilhosas! — 1 Coríntios 14:33.

Sucesso. Organize mais e melhor.




*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, Especialista em Organização de Arquivos e Consultor Organizacional. Para saber mais, acesse o www.acervo.com.br


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sábado, 31 de dezembro de 2016

FELIZ ANO NOVO, QUE SEJA DE AMOR, PERDÃO, PAZ E FELICIDADE



É tempo de virada do ano, de celebrações que despedem o ano velho, mas é também momento de reflexão, de ponderação e principalmente de gratidão. 


Deus nos presenteou com mais um ano que agora despedimos, e a Ele devemos agradecer pela generosidade e misericórdia infinitas.


Vamos receber o Ano Novo com a alma renovada de esperança e alegria, carregando Jesus no coração, e que assim seja o ano todo. A todos desejo um Feliz Ano Novo! Que seja de amor, perdão, paz e felicidade!


Que o Evangelho seja nossa orientação em cada dia deste novo ano. Que saibamos encontrar a felicidade na paz e no amor de Cristo. Que Deus abençoe a todos e Sua luz ilumine os nossos corações. 


Que a maior promessa de Ano Novo seja o fortalecimento da nossa fé, e que a saibamos cumprir em cada um dos 365 dias.




A ACERVO ORGANIZAÇÃO E GUARDA DE DOCUMENTOS deseja a todos nossos amigos, clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores, um Ano Novo de muita PAZ. 

DICA DO DIA | CATALOGAÇÃO DE LIVROS

Existem diferentes formas de catalogação de livros. A mais comum e também a mais utilizada em escolas e universidades de vários países denomina-se Classificação Decimal de Dewey (CDD), que é um tipo de classificação bastante técnica. Para efetuar a separação, análise e registro de obras dentro desse padrão é recomendável a contratação de um bibliotecário.
Porém, também é possível usar outros processos mais simples e genéricos, para acervos menores. No caso das bibliotecas escolares, principalmente as das escolas de nível básico e cursos diversos (idiomas, preparação para o Enem, etc.), a própria instituição pode definir suas regras, desde que esse método seja explicado aos usuários. Tudo vai depender da proposta da instituição.
FONTE: CBK Software



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sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

07 REFLEXÕES PARA INICIAR 2017

1- Iniciar o ano em comunhão e em família;

Salmo 133.1 e 3: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos... É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre”


2- Demonstrar gratidão por todas as conquistas do ano que se passou;

Salmo 23: “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.


Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.  Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”


3- Expressar a Jesus Cristo que Ele é prioridade em sua vida;

Mateus 6.33: “Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”


4- Consagrar a Deus as primeiras horas do ano, porque as primícias são do Senhor;

Provérbios 3.9 e 10: “Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a sua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares.”


5- Refletir sobre os erros cometidos e iniciar o ano assumindo novos comportamentos;

1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.”



6- Compartilhar testemunhos e experiências, para o fortalecimento da fé;

Salmos 9.1 e 2: “Eu Te louvarei, de todo o meu coração; contarei todas as Tuas maravilhas. Em Ti me alegrarei e cantarei louvores ao Teu Nome, ó Altíssimo.”

Atos 1.8: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”


7- Mais vale um dia na Casa do Senhor do que mil em outro lugar.

Salmos 84. 1 a 10: “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo! O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de Deus em Sião. SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó!

Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil”.


FONTE: Recebi no Grupo de WhatsApp e a fonte da reflexão não foi informada.



FELIZ 2017, que DEUS possa estar em sua CASA, em seu TRABALHO e em todos os seus dias, que o ano que inicia-se seja ABENÇOADO.


quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

DICA DO DIA | ARQUIVO: HISTÓRICO E OBJETIVOS

A história dos Arquivos pode ser abordada sob diferentes ângulos. O conteúdo dos documentos e a concepção que deles se fez constituem aspectos que nos esclarecem sobre o papel que eles desempenharam, bem como sobre o lugar que eles ocuparam nas diferentes civilizações. 

Os suportes em que foi registrada a informação administrativa apresentam também um grande interesse. 


Para além de mudarem ao longos dos anos, condicionaram o seu armazenamento, a sua conservação e a sua utilização futura e exigiram o desenvolvimento de uma especialização apropriada. Um e outro ilustram ‘a sua maneira a história da profissão e da disciplina.

Há dúvidas quanto a origem do termo arquivo.

Alguns afirmam ter surgido na antiga Grécia, com a denominação de "arche", atribuída ao Palácio dos Magistrados.

Daí evoluiu para o "archion", local de guarda e depósito e outros títulos.

As definições antigas acentuavam o aspecto legal dos arquivos, como depósito de documentos e papéis de qualquer espécie, tendo sempre relação com os direitos das empresas e indivíduos.

Os documentos serviam apenas para estabelecer ou reivindicar direitos.

Quando não mais atendiam a estas exigências eram transferidos para museus e bibliotecas.

Surgiu daí a idéia de arquivo administrativo e histórico.

Arquivo é a organização da informação, de tal forma, que possa ser recuperada rapidamente quando solicitada.


Arquivar é guardar em arquivo.

FONTE: Apostila do curso Organização de Arquivo - Básico 




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quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

CURSO PAPELADA EM CASA - VIA INTERNET, GRATUITO, ATÉ 31 DE JANEIRO

Organização quer dizer “estar em ordem”, e isso significa que você deve localizar o que procura em poucos minutos. Crie uma rotina diária para a casa e com seus objetos pessoais.

Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar!

Casa limpa e organizada.

Este ano, me livro da bagunça.

São tantas metas e sonhos, vontades e focos, mas, ainda não concretizei o meu sonho de me tornar uma pessoa organizada.


A ACERVO, empresa especializada na organização, guarda e digitalização de arquivos e documentos, no mercado desde 1993, atendendo empresas de todos os segmentos e portes, esta colocando 'a sua disposição o curso para você iniciar o ano organizado.

Basta acessar nosso site www.acervo.com.br e fazer a opção pelo curso PAPELADA EM CASA | VIA INTERNET, clique na Ficha de Inscrição, e nossa equipe entrará em contato para a liberação do curso.

Você poderá participar do curso em HORÁRIO LIVRE, o curso é liberado em Módulos, muito fácil da participar.

Veja abaixo, programa completo do curso e divulgue para os amigos, familiares, colegas de trabalho e em sua REDE SOCIAL, o curso estará disponível gratuitamente até o dia 31 de janeiro de 2017.


PROGRAMA
MÓDULO I – A PAPELADA X O SEU TEMPO
1.1- Introdução
1.2- Definição de Arquivo
1.3- Divisão do Arquivo Pessoal
1.4- Tipos de Documentos

MÓDULO II– PARA QUE GUARDAR TANTO PAPÉIS ?
2.1- Finalidade de cada documento?
2.2- Quanto tempo guardar o documento?
2.3- Jogue fora o desnecessário.
2.4- Cuidados com o Leão: Guarde os documentos

MÓDULO III – ORGANIZE PARA VOCÊ TRABALHAR TRANQUILO !
3.1- Metodologia de organização
3.2- Onde e como guardar?

3.3- Arquivamento do dia-a-dia
3.4- Dicas para não acumular papéis.
3.5- Conservação dos documentos
MÓDULO IV – FAÇA VOCÊ MESMO !
4.1- Pastas e caixas para organizar e guardar 
documentos
4.2- Planilha em Excel para controlar seus documentos
4.3- Mobiliários adequados para residências
4.4- Dicas para manutenção da organização

SERVIÇOS: Curso PAPELADA EM CASA, grátis até o dia 31 de janeiro de 2017, inscreva-se em nosso site www.acervo.com.br ou 11 2821-6100 e 98543-1356.

DICA DO DIA | SABE COMO CONSERVAR SEUS DOCUMENTOS?

Veja como evitar a deterioração de livros e documentos
Para impedir a deterioração de livros e documentos, o Arquivo Público do Estado de São Paulo listou uma série de cuidados que devem ser tomados para permitir uma longa vida ao seu acervo particular.
Dentre os indicativos de preservação, é recomendado evitar contato direto da luminosidade, sendo preferível acondicionar o documento em caixas ou pastas. A umidade relativa ideal do ar deve ficar entre 50% e 55%, e a temperatura em 20ºC. Na impossibilidade da climatização do acervo, aplicar medidas alternativas, como instalação de ventiladores ou ventilação cruzada (com duas janelas e uma porta, por exemplo) durante um período do dia.

É sempre bom lembrar também que o manuseio de qualquer papel ou livro não pode ser feito com mãos sujas ou com cremes. Comer, beber, ou armazenar alimentos próximo aos documentos também não são atividades indicadas.

A parede pode transmitir umidades aos livros, então se recomenda deixar sempre um espaço entre estantes e parede. Armários e estantes devem ser arejados, sendo periodicamente abertos. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro e não use tintas à base de óleo.

FONTE: Arquivo Público do Estado de São Paulo.

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

DICA DO DIA | PRAZO DE GUARDA DA NOTA FISCAL DE BENS DURÁVEIS



Nota Fiscal é um recibo obrigatório após qualquer transação de venda de produtos ou serviços. A Nota Fiscal documenta a transação e serve para o recolhimento de impostos. A não utilização da nota é considerada sonegação fiscal.

A Nota Fiscal de qualquer tipo de produto ou serviço deve ser guardada não somente pelo prazo de garantia, mas pelo prazo de vida útil do produto, para que o consumidor se resguarde de qualquer defeito oculto de fabricação. Isso vale, por exemplo, para eletrodomésticos, eletro-eletrônicos, automóveis, etc.

Este documento em casa, chamamos de Nota Fiscal de Eletrodomésticos e na empresa Nota Fiscal de Ativo Fixo ou Imobilizado.


PRAZO DE GUARDA EM CASA: Prazo de vida útil do produto.

PRAZO DE GUARDA NA EMPRESA: 5 anos após a venda do BEM ou 5 anos após a depreciação do BEM, recomendamos sua guarda PERMANENTE.