A
história dos Arquivos pode ser abordada sob diferentes ângulos. O conteúdo dos
documentos e a concepção que deles se fez constituem aspectos que nos
esclarecem sobre o papel que eles desempenharam, bem como sobre o lugar que
eles ocuparam nas diferentes civilizações.
Os suportes em que foi registrada a
informação administrativa apresentam também um grande interesse.
Para além de
mudarem ao longos dos anos, condicionaram o seu armazenamento, a sua
conservação e a sua utilização futura e exigiram o desenvolvimento de uma
especialização apropriada. Um e outro ilustram ‘a sua maneira a história da
profissão e da disciplina.
Há dúvidas quanto a origem do termo
arquivo.
Alguns afirmam ter surgido na antiga
Grécia, com a denominação de "arche", atribuída ao Palácio dos
Magistrados.
Daí evoluiu para o
"archion", local de guarda e depósito e outros títulos.
As definições antigas acentuavam o
aspecto legal dos arquivos, como depósito de documentos e papéis de qualquer
espécie, tendo sempre relação com os direitos das empresas e indivíduos.
Os documentos serviam apenas para
estabelecer ou reivindicar direitos.
Quando não mais atendiam a estas
exigências eram transferidos para museus e bibliotecas.
Surgiu daí a idéia de arquivo
administrativo e histórico.
Arquivo é a
organização da informação, de tal forma, que possa ser recuperada rapidamente
quando solicitada.
Arquivar é guardar em arquivo.
FONTE: Apostila do curso Organização de Arquivo - Básico
SERVIÇOS: A ACERVO é especializada na organização, guarda e digitalização de arquivos e documentos, no mercado desde 1993. Solicite orçamento sem compromisso em www.acervo.com.br ou 11 2821-6100 e 98543-1356
Nenhum comentário:
Postar um comentário