quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Rádio Web Acervo firma parcerias com rádios no Brasil e exterior

A Rádio Web Acervo é idealizada pela Acervo Organização e Guarda de Documentos, localizada na cidade de Guarulhos – SP – Brasil, que tem como foco transmitir música, notícias e informação 24 horas no ar.


A missão é fazer uma cobertura em tempo real passando por todas as áreas,  cultura, política, saúde, curiosidades, esporte, dicas e muita informação produzida por várias rádios parceiras.
O Acervo Notícias, que mantém o ouvinte informado e atualizado, durante toda a programação.
Para os amantes da boa música, aqui você encontra Música Popular Brasileira de vários ritmos. Não deixe de conferir nossa programação variada, sobre diversos assuntos e programas diários.
Com slogan “Opção pela Informação 24 horas” a Rádio Web Acervo, acredita no diferencial de ser uma emissora com compromisso de disseminar a informação, com total independência.
Alguns programas de nossa grade:
ACERVO NOTÍCIAS
As principais notícias do Brasil e do mundo, produzidas pela Rádio Senado, Rádio ONU, Agência do Rádio Brasileiro, Web Rádio Saúde e Rádio Câmara.
Conheça nossa programação, em www.radiowebacervo.com.br
AUTORES E LIVROS
Entrevistas sobre o mundo da literatura. Produzido pela Rádio Senado.

ACERVO GOSPEL
Programa dedicado inteiramente

música gospel, para começar o seu dia, louvando ao Senhor. Uma hora sem intervalo comercial. Especialmente selecionadas para Louvar ao Senhor Jesus Cristo.


ACERVO CULTURA
Mais um espaço para divulgar projetos culturais, de todas as áreas.Contribuindo para a valorização da cultura brasileira em toda a sua diversidade étnica e regional e em suas mais variadas formas de expressão, da erudita à popular, da histórica à contemporânea. 



Parceria com a Rádio Senado, Rádio ONU, Rádio França, Agência do Rádio, Agência Agência Nacional, Rádio Câmara e Rádio Justiça.

A Rádio Câmara produz ainda programas musicais e culturais, entrevistas, radionovelas, campanhas socioeducativas e de utilidade pública, que podem ser copiados ou reproduzidos livremente por qualquer emissora, podcast ou serviço de alto-falantes do Brasil ou do mundo. E, como parte do programa de acessibilidade, produz audiolivros e leitura da Constituição, das principais leis e de convenções internacionais.

A Rádio Web Acervo, está autorizada a utilizar a programação disponibilizada pela Rádio Câmara, que é de excelente qualidade.

No fim de semana, um especial para você curtir na tranquilidade de sua casa.

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Para ouvir AO VIVO, acesse www.radiowebacervo.com.br - Opção pela Informação 24 horas.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Digitalizar documentos facilita o acesso

* Paulo Ucelli 

Pense no quanto de papel sua empresa utiliza e armazena, são contratos, notas fiscais, processos jurídicos e documentos de diversos setores da empresa como: administrativo, financeiro, contábil e por aí vai. Essa é a realidade que várias empresas enfrentam atualmente.

O problema é a perda de um documento pode causar prejuízos que vão além do simples papel. Para solucionar essa confusão ocasionada pela alta circulação de documentos, uma alternativa que as empresas estão buscando é a digitalização.

Segundo o sócio da Acervo Organização e Guarda de Documentos, Juan Cacio Peixoto, o processo de digitalização é a conversão dos documentos no formato papel em formato digital. O que traz diversas vantagens, dentre as quais:

  • Guarda de menor volume de documentos no formato em papel, aumentando a disponibilização de espaço físico;
·         Adequação aos avanços dos serviços oferecidos por entidades públicas e privadas, que utilizam o formato eletrônico (Nota Fiscal Eletrônica, Declaração do Imposto de Renda, Prontuário Médico Eletrônico, dentre outros);

·         O acesso rápido à informação e à preservação de documentos históricos, evitando o manuseio do documento no formato papel, também contribui para a utilização da digitalização de documentos;

·         Possibilidade de acesso através de CD ou WEB, que é mais rápido e contribui para decisões rápidas e aumento da produtividade;

·         Imagens nítidas e de tamanho reduzido;


·         Redução de custo e serviços de customização para integração com outros sistemas do cliente;

·         Segurança, portabilidade e conectividade;

·         Aumento do espaço físico, com eliminação de documentos no formato papel.

No entanto, Juan Peixoto faz um alerta: “Ao optar por digitalização de documentos, a utilização de software de Gestão Eletrônica de Documentos/GED é fundamental, porque, o mesmo gerencia, indexa, controla o acesso e permite que os documentos, sejam arquivados eletronicamente de forma padronizada”.

Outra grande preocupação é com os processos de digitalização que devem ser muito cuidadosos.

*Fonte: Revista Gestão In Foco - Ano X - Nº 44

Saiba mais informações em www.acervo.com.br


DICAS DO PROGRAMA DOS 8 SENSOS

DICA III - SENSO DE UTILIZAÇÃO. Ganhar espaços, reaproveitar recursos, reduzir custos, facilitar e a limpeza e evitar desperdícios. Organize Mais e Melhor. ACERVO 22 ANOS.

GUARDA DE DOCUMENTOS - DICAS I

Conheça a legislação e fique atento no prazo de guarda de cada documentos, a eliminação é importante, mas, o cuidado ao descartar, evita prejuízos. Guarde o DIÁRIO GERAL, por tempo indeterminado. Organize Mais e Melhor. ACERVO 22 ANOS.

DICAS DO PROGRAMA DOS 8 SENSOS

DICAS II - SENSO DE TREINAMENTO. Aprimoramento, conhecimento e ensino. Organize Mais e Melhor. ACERVO 22 ANOS.

AUTORES E LIVROS, ouça na Rádio Web Acervo

LIVROS X LITERATURA. Ouça AUTORES e LIVROS, na Rádio Web Acervo, todos os dias 'as 10h00 e 16h00, acesse www.radiowebacervo.com.br

DICAS DO PROGRAMA DOS 8 SENSOS

DICA I SENSO DE ORGANIZAÇÃO. Economizar tempo, diminuir o cansaço físico e facilitar a busca por objetivos e documentos. Organize Mais e Melhor. ACERVO 22 ANOS.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Museu Sarney deve reabrir nesta segunda

A notícia do fechamento, na sexta-feira, 16, causou insatisfação nos moradores do Desterro, bairro beneficiado pelas ações sociais da instituição.

São Luís - A Fundação da Memória Republicana, museu que abriga o acervo do ex-presidente José Sarney (PMDB), deverá voltar a funcionar nesta segunda-feira, menos de 72 horas após a presidente da instituição, Anna Graziela, ter anunciado o fim das atividades por conta da exoneração de 48 funcionários e a suspensão no repasse de recursos.


O governador Flávio Dino (PCdoB) montou uma comissão composta por representantes do governo, especialistas técnicos e pessoas do bairro para avaliar a situação da fundação. A notícia do fechamento, na sexta-feira, 16, causou insatisfação nos moradores do Desterro, bairro beneficiado pelas ações sociais da instituição.

De acordo com o governo, a comissão vai ser responsável por continuar com as atividades já desenvolvidas na instituição, que abriga o Convento das Mercês. Há também promessa de ampliar a programação após estudos das necessidades e demandas da comunidade.

"Vamos manter as atividades em prol da comunidade e ainda ampliar a programação", explicou o secretário de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry. Atualmente, a FMRB oferece às crianças e aos jovens do bairro do Desterro e adjacências projetos de reforço escolar, cursos profissionalizantes e curso pré-vestibular.

A presidente Anna Graziela Costa se disse surpresa com a decisão do governo de criar uma comissão. "Sinceramente, confesso que estou estarrecida. Há uma lei até hoje em vigor, e não tenho conhecimento de que essa lei foi modificada, que me confere a função de presidente do órgão. Não fui comunicada da reabertura e nem nunca fui acionada por qualquer pessoa do governo, mesmo já tendo empreendido esforços para que essa interlocução ocorresse", afirmou. Ela disse ainda não entender o motivo do governo em não querer dialogar com ela.

Segundo o governo do Estado, desde o dia 2 de janeiro, a fundação está sob a gestão da secretaria de Cultura. A responsável pela pasta, Ester Marques, informa: "Essa comissão que assume hoje a fundação realizará estudos sobre a estrutura do prédio, sobre as atividades já desenvolvidas e sobre o importante acervo histórico ali presente".

Atualmente a Fundação da Memória Republicana abriga uma exposição permanente sobre a vida do ex-presidente José Sarney, assim como duas temporárias relacionadas ao Porto do Itaqui e a Casa da Química. Inúmeras outras atividades são desenvolvidas no espaço, como a Banda do Bom Menino, que oferece a crianças em contexto de vulnerabilidade social, uma oportunidade de aprender tocar instrumentos, assim como colônia de férias e ações culturais. O Convento das Mercês também é um local de movimentação turística.

Fonte: www.em.com.br em 19.01.2015

domingo, 18 de janeiro de 2015

Receita Federal publica orientação sobre prescrição

A Receita Federal decidiu que deve ficar suspenso o prazo prescricional de cinco anos para a compensação de crédito reconhecido por meio de ação judicial, enquanto o próprio órgão não finalizar o processo de habilitação desses créditos. A medida está no Parecer Normativo da Coordenação-Geral de Tributação (Cosit) nº 11, publicado em dezembro. A norma orienta os fiscais de todo país. 

O crédito tributário decorrente de ação judicial pode ser pago via compensação. Para a apresentação da Declaração de Compensação, porém, o contribuinte deve ter o pedido de habilitação prévia deferido pela Receita. 

A habilitação prévia tem por objetivo analisar a existência do crédito, a legitimidade do requerente, a existência de sentença transitada em julgado (da qual não cabe mais recurso) e inexistência de execução judicial. Porém, o prazo para a compensação é de cinco anos, contados do trânsito em julgado da sentença que reconheceu o crédito, ou da homologação da desistência de sua execução. 

O parecer determina que "no período entre o pedido de habilitação do crédito e a ciência do seu deferimento definitivo no âmbito administrativo, o prazo prescricional para apresentação da Declaração de Compensação fica suspenso". 

Para o advogado Luiz Rogério Sawaya, do Nunes e Sawaya Advogados, "a suspensão do prazo é relevante em razão do grande volume de burocracia e pouco controle por parte de várias empresas". Na habilitação prévia, são exigidos vários documentos, o que pode demorar para ser levantado. 

Ele lembra ainda que a Receita geralmente responde em 90 dias ao pedido de habilitação, mas conhece casos em que a demora ultrapassou os seis meses e outros nos quais as empresas tiveram que propor mandado de segurança na Justiça para que o Fisco respondesse ao pedido. 

A Instrução Normativa da Receita nº 1.300, de 2012, determina que o prazo para o Fisco apreciar o pedido de habilitação é de 30 dias. Na resposta, a Receita defere, nega ou pede mais informações ao contribuinte. Mas não há pena caso o prazo seja ultrapassado e, após o período, o pedido não é homologado automaticamente. 

"Todo esse processo pode gastar o prazo prescricional do contribuinte. Ou a resposta pode chegar apenas faltando um mês para vencer", afirma o advogado Alessandro Mendes Cardoso, do Rolim, Viotti & Leite Campos. "Por isso, a suspensão é uma medida de razoabilidade por parte da Receita", diz. 

Laura Ignacio - De São Paulo - Fonte: www.aasp.org.br em 16.01.2015

Fifa constrói museu e acervo terá um pedaço da Taça Jules Rimet

Troféu, dado à seleção brasileira depois do Tri, em 1970, foi roubado da sede da CBF em 1983 e desapareceu, mas entidade encontra a base original.



Em Zurique, cidade suíça onde fica a sua sede, a Fifa já iniciou a construção de um grande museu do futebol. As obras começaram em maio do ano passado e a previsão é que terminem em 2016. Todos os 209 países filiados à entidade estarão representados. A história do futebol e das Copas do Mundo serão contadas em um acervo com mais de mil itens. O grande destaque, fica para uma peça que já poderia ser dada como desaparecida.
Em 1970, o Brasil conquistou sua terceira Copa do Mundo, no México, e levou a Taça Jules Rimet para casa. No entanto, em 1983, o troféu foi roubado de dentro da sede da CBF, no Rio de Janeiro. Mas a Fifa encontrou a base original da taça, que não foi fazia parte da peça dada aos brasileiros.
- Nós achamos a base da Taça Jules Rimet original na Fifa, numa caixa. Na verdade, era de uma taça que foi feita antes daquela dada para o Brasil. Quando o Brasil ganhou o troféu, já era uma base diferente. Então a base original vai ser mostrada quando o museu abrir - disse David Ausseil, diretor de criação do museu.
Além do pedaço da Jules Rimet, a Taça Fifa (o troféu oferecido às seleções vencedoras da Copa do Mundo desde 1974) também vai estar exposto no museu. Com ela, David Ausseil espera que não apenas os fãs de futebol se interessem na nova atração de Zurique.
- Claro que nós queremos que os fãs de futebol venham nos visitar. Mas, quando você tem um objeto lindo e de prestígio como esse, pensamos que todos vão querer ver.
taça jules rimet  (Foto: Reuters)
Taça Jules Rimet foi roubada de dentro da sede da CBF em 1983 (Foto: Reuters)
Fonte: www.g1.globo.com em 14.01.2015

Fiocruz investe na digitalização para ampliar acesso ao seu patrimônio


Coleções biológicas da Fundação Oswaldo Cruz serão digitalizadas e disponibilizadas para consulta e estudo online.
Em dezembro de 2014, foi lançado o Preservo, projeto da Fundação Oswaldo Cruz que, com o apoio do BNDES, tem como intuito modernizar a infraestrutura de acesso e guarda ao extenso patrimônio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O Complexo de Acervos da Fiocruz busca estabelecer políticas e infraestrutura para ampliação ao acesso e para a preservação e gestão do patrimônio científico e cultural, com base na conservação preventiva, na conservação integrada, na gestão de riscos, na educação patrimonial, na pesquisa e desenvolvimento tecnológico. O Preservo é uma parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz (COC) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC). 
O projeto tem prazo estimado de até 40 meses e valor orçado em R$ 5 milhões. Deste total, o BNDES já liberou 54% – R$ 2,7 milhões – para dar partida aos primeiros serviços a serem realizados.
O restante será disponibilizado ao longo dos próximos três anos e quatro meses, durante a execução do projeto. Segundo informações da Agência Fiocruz, serão contemplados os acervos que incluem além de obras bibliográficas, coleções zoológicas e microscopia virtual.
O Icict estará presente em duas frentes no Preservo. A primeira será coordenada pela Biblioteca de Manguinhos, que terá como coordenadora do acervo bibliográfico Mônica Garcia. Para ela, o projeto “é de grande importância para o Instituto, pois permitirá preservar o acervo e disseminar o conhecimento de forma mais ampla, e é de grande importância", afirma.
Mônica Garcia, que também é coordenadora da Gestão de Acervos do Icict, cita o caso da Biblioteca de Manguinhos que possui “um acervo raro, especial e com muitos itens únicos no Brasil”, e que é composto de publicações como a obra de Willem Piso – Historia Naturallis Brasiliae – datada de 1648.
“O projeto do BNDES nos possibilitará preservar o acervo e ampliar o acesso, permitindo que o mundo conheça esta riqueza. Este projeto também irá potencializar o Laboratório de Digitalização do Serviço de Multimeios através de equipamentos de ponta”, relata.
Aposta no futuro
A segunda frente onde o projeto da Fiocruz será desenvolvido conta com o apoio e o know-how do Serviço de Multimeios, que fará a digitalização em seu Laboratório Digital – o LabDigital.
O Multimeios cada vez mais se projeta como um serviço de ponta, alinhando pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados ao meio digital e à saúde.
Fonte: www.brasil.gov.br em 16.01.2015

'Leitura foi diferencial', diz potiguar que tirou 1.000 na redação do Enem

André Diniz, de 17 anos, foi um dos 250 candidatos a receber nota máxima. Tema deste ano foi publicidade infantil. Notas saíram nesta terça-feira (13).

O costume de ler desde pequeno é apontado por André Diniz, de 17 anos, como principal fator para alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato foi um dos 250 a conseguir tirar nota 1.000 no texto sobre publicidade infantil, tema da redação deste ano do Enem.

"Acredito que a leitura foi o diferencial. Eu costumava ler desde pequeno e o desenvolvimento na escrita foi natural. Argumentei com sociologia e música. Não demorei no texto, mas o resultado foi muito bom", explica o estudante.

Estudante do Colégio Marista de Natal, André chegou a fazer o Enem anteriormente para conhecer a prova. "Tentei me acostumar com o ambiente e a atmosfera para não ter um impacto tão grande. Só foi rever os conteúdos. Me preparei como todo mundo", afirma André, que tirou 801 na média das cinco provas do Enem.

De olho no mercado de energias renováveis, o candidato tentará uma vaga no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). "Está crescendo muito no Rio Grande do Norte", avalia.

Outro diferencial citado por André é a experiência com a monitoria em Matemática e Física. "Aprendi muito, tanto na questão do conteúdo, quanto na retórica", conta.

Fonte: www.g1.globo.com em 14.01.2015
Média das cinco provas de André Diniz deu 801 (Foto: Arquivo pessoal/André Diniz)
Média das cinco provas de André Diniz deu 801 (Foto: Arquivo pessoal/André Diniz)

Museu José Sarney decide fechar as portas

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A direção do Museu José Sarney decidiu fechar as portas, após o governo do Maranhão demitir os funcionários comissionados da Fundação da Memória Republicana Brasileira, entidade pública que administra o acervo do senador José Sarney (PMDB); em nota, a assessoria do governo Flávio Dino (PC do B) diz que as demissões foram feitas após uma falha do comando da FMRB; apesar das demissões, o governo Dino nega que vá fechar definitivamente a FMRB, embora ainda não saiba o que vai fazer com a instituição
247 - A direção do Museu José Sarney decidiu fechar as portas, após o governo do Maranhão demitir os funcionários comissionados da Fundação da Memória Republicana Brasileira, entidade pública que administra o acervo do senador José Sarney (PMDB).
Em nota, a assessoria do governo Flávio Dino (PC do B) diz que as demissões foram feitas após uma falha do comando da FMRB, que não entregou em tempo os documentos necessários para a readmissão dos 48 servidores. Já a direção do museu fala em "ato político" da gestão Dino contra a instituição.
Apesar das demissões, o governo Dino nega que vá fechar definitivamente a FMRB, embora ainda não saiba o que vai fazer com a instituição.
A FMRB foi criada em 2011 no governo Roseana Sarney (PMDB), filha do ex-presidente. Para sua criação, a fundação recebeu da Fundação José Sarney o acervo do atual senador. Mais de 40 mil itens, entre documentos e presentes recebidos pelo ex-presidente, foram transferidos para a guarda do Estado, que gastou mais de R$ 8 milhões com o órgão entre 2012 e 2014.
Fonte: www.brasil247.com em 17.01.2015

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Museu Sarney custa R$ 8,1 milhões ao estado e pode ser privatizado

O governador do Maranhão, Flávio Dino, pediu um estudo à sua equipe para que pode demonstrar a viabilidade da privatização.

O novo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), pediu à sua equipe um estudo que pode levar à privatização da Fundação José Sarney, que custou R$ 8,1 milhões aos cofres públicos maranhenses desde sua estatização, em 2011.


A fundação foi criada pelo próprio Sarney - adversário político de Dino - e tem a incumbência de preservar o acervo de documentos, homenagens e presentes recebidos por ele no período em que foi presidente da República, de 1985 a 1990. Institutos semelhantes criados por outros ex-presidentes, como Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardozo, são mantidos com doações de apoiadores.

Segundo dados da Secretaria de Planejamento do Maranhão, os R$ 8,1 milhões foram gastos de 2012 a 2014. O dinheiro inclui despesas com salários, serviços de manutenção e investimentos.

De acordo com a Secretaria de Gestão, o museu de Sarney tem 48 funcionários, todos em cargos de confiança. Ou seja: nenhum fez concurso público para as vagas que ocupam. A folha de pagamento gira em torno de R$ 174 mil mensais.

Personalismo

O estudo solicitado por Dino deve ajudá-lo a decidir o rumo da fundação nos próximos anos. Seus secretários afirmam que a instituição pode até continuar sob a alçada estatal, mas terá orçamento reduzido e precisará mudar o serviço.

"A diretriz politica do governo é fazer com que a fundação seja da memória republicana e não do culto à personalidade de um ex-presidente. Se tiver que permanecer pública, que não use recursos públicos para fins privados", diz o secretário de Articulação Política, Márcio Jerry.

A privatização, segundo o secretário, é uma possibilidade que dependerá do resultado das análises. No momento, afirma, a equipe quer entender a "natureza da instituição". "Partimos do pressuposto que é uma instituição bancada por recurso público, mas que não tem função pública muito clara", diz.

A estatização da Fundação Sarney ocorreu em 2011 por iniciativa da então governadora Roseana Sarney (PMDB), filha de José Sarney. Ela enviou um projeto com esse teor, em regime de urgência, para a Assembleia Legislativa. Sua ampla maioria na Casa garantiu a aprovação. O nome formal da instituição passou então a ser Fundação da Memória Republicana Brasileira (PMRB). O museu é aberto ao público de segunda à sexta, das 8h às 19h. Aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

'Stálin'

Em resposta às críticas da gestão de Flávio Dino, José Sarney comparou o adversário ao ditador soviético Josef Stalin. "Nunca fiz nenhuma promoção pessoal minha ali. O Stalin é que mandou refazer a enciclopédia russa, retirando o nome dos que não apoiavam o regime e a ele mesmo; exemplo maior, Trotsky", disse Sarney em nota enviada à reportagem.

No último domingo, 11, em artigo publicado no jornal "O Estado do Maranhão", Sarney afirmou que aceita de volta o acervo que doou à fundação. "Se não quiserem, devolvam-me", escreveu. O ex-presidente disse ainda que acervos de ex-presidentes são considerados, por lei, como patrimônio nacional protegido. "A FMRB é hoje um grande monumento cultural, o mais visitado do Estado, e tem prestado grandes serviços educacionais, culturais e turísticos."

A reportagem não conseguiu contato com Roseana Sarney e seus assessores.

Fonte: www.em.com.br em 14.01.2015

Rede Marista de Solidariedade lança livro sobre Biblioteca Interativa

A biblioteca interativa é uma biblioteca viva que busca a formação e a transformação de pessoas, oferecendo contação de histórias, mediação de leitura, jogos, dramatizações, saraus e rodas literárias que levam o público, especialmente as crianças, a se movimentar pelo mundo da leitura e desvendar seus encantos. A Rede Marista de Solidariedade, com o objetivo de mostrar como é essa modalidade, lança o livro Biblioteca lnterativa como espaço de promoção cultural – Sistematização das experiências de Londrina e Maringá.


A publicação traz uma experiência de desenvolvimento da metodologia avaliativa dos projetos do Programa Biblioteca Interativa, implementados pelo Centro Educacional Marista Ir. Acácio, em Londrina, e  pelo Centro Educacional Marista Ir. Beno, em Maringá, no Paraná.

“As bibliotecas interativas Maristas são espaços abertos aos educandos, aos educadores e à comunidade, como fonte difusora de informações, ideias, valores e experiência que requerem a participação ativa do usuário desse espaço”, explica Vanderlúcia da Silva, coordenadora de projetos da Rede Marista de Solidariedade. 

De 2007 a 2010, o Programa Biblioteca Interativa, a partir da experiência desenvolvida em Londrina e Maringá, realizou aproximadamente 221.800 atendimentos. O acervo, o acesso à tecnologia e as ações culturais dessas bibliotecas contribuem para o desenvolvimento de valores humanos, cidadania e garantia de direitos. 

“O projeto é muito interessante porque, além de aprendermos a nos expressar melhor, aprendemos a ler e escrever, mostrar os sentimentos e o principal, perder a vergonha. É importante porque incentiva às crianças, adolescentes e até adultos a ler ou ser um mediador de leitura. Para mim, é bom porque vivemos um momento de criança e nos divertimos com as crianças, aprendemos muito”, conta Larissa, 13 anos, de Maringá.

O livro retrata uma ação que potencializa e consolida práticas vivenciadas há bastante tempo pela instituição e apresenta as bibliotecas como espaços aliados da escola e da comunidade. “Hoje em dia, as crianças e os adolescentes se envolvem muito com internet e outros tipos de brincadeiras e não são muito ligados à leitura. Acho muito importante, na hora do intervalo da escola, eles terem esse momento. Minha filha ama os livros e fica encantada com os livros daqui, que são diferentes da escola. A importância para educadores e comunidade é a mesma que para os educandos que podem fazer uma pesquisa, procurar um livro e ter momento de leitura”, diz Ângela Araújo, 33 anos, mãe de Letícia Araújo, 10 anos, de Londrina. 

Fonte: www.planetauniversitario.com em 13.01.2015

Biblioteca Nacional do Rio exibe desenhos de cartunista do Charlie Hebdo


Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

Biblioteca Nacional expõe trabalhos do cartunista Wolinski assassinado no atentado ao Charlie Hebdo em Paris. São 20 trabalhos publicados na revista Grilo, nos anos 1970 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Trabalho do cartunista George Wolinski, um dos mortos no atentado ao Charlie HebdoTânia Rêgo/Agência Brasil
Quadrinhos do cartunista George Wolinski publicados no Brasil podem ser vistos, a partir de hoje (14), em exposição na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. São desenhos cedidos para a revista Grillo, que circulou no Brasil de 1971 a 1973, em pleno regime militar. A mostra é uma homenagem ao desenhista, um dos mortos no atentado de quarta-feira (7) ao jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris.

Divididos em duas pranchas, no hall da instituição, os desenhos e tiras reúnem peças com reconhecimento politico, anarquista e erótico. A maior parte é referente à personagem feminina Paulette, criada com o cartunista Georges Pichard e foi publicada na Grillo. A revista, que chegou a ser censurada pela ditadura, integra o acervo da instituição.
“Paulette era uma mulher de vanguarda, livre, sensual, muito sensual”, destacou Renato Lessa, presidente da biblioteca. “Os conservadores e caretas podem não gostar”, adverte.


Biblioteca Nacional expõe trabalhos do cartunista Wolinski assassinado no atentado ao Charlie Hebdo em Paris. São 20 trabalhos publicados na revista Grilo, nos anos 1970 (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
A  mostra  é  uma  manifestação  simbólica  em  favor
da liberdade de expressãoTânia Rêgo/Agência Brasil

A mostra em homenagem a Wolinski é uma manifestação simbólica em favor da liberdade de expressão e de criação. Segundo Lessa, o atentado contra o Charlie Hebdo procurou atingir também o humor, fundamental para estimular a crítica e o pensamento.

“Rir é uma virtude cognitiva. O humor surpreende, desloca significados cristalizados, alarga a sensibilidade”, salientou Renato Lessa na mensagem de abertura. “Por tal razão, a relação entre humor e liberdade é central para sociedades democráticas, nas quais nada deve ser sacralizado. Ninguém está a salvo do juízo crítico e da mordacidade”, acrescentou o presidente da biblioteca.

Fonte: Agência Brasil em 14.01.2015

Cidadão pode pesquisar milhares de fotos no acervo digital do Senado

Da Redação | 14/01/2015, 19h30 - ATUALIZADO EM 14/01/2015, 19h46  


O arquivo do Senado é uma fonte rica de imagens para o cidadão que procura fotos históricas numa pesquisa pessoal ou profissional. O Arquivo Fotográfico da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs) atende a mais de mil pedidos anuais, e também é possível baixar as fotos diretamente da internet, sem o envio de uma solicitação formal por e-mail.
Atualizado diariamente, o banco de imagens disponibiliza as fotos da cobertura da Agência Senado. Ele pode ser acessado por meio do site de compartilhamento de fotos Flickr, no link https://www.flickr.com/photos/agenciasenado. Entre outras imagens recentes, o banco inclui a cobertura completa da posse de Dilma Rousseff em seu segundo mandato presidencial, no primeiro dia de 2015.
O uso das imagens é gratuito, bastando que o solicitante dê o devido crédito ao autor da foto, conforme a descrição na própria página de download. Estão disponíveis as imagens publicadas pelo site do Senado, pelo Jornal do Senado e pela revista Em Discussão!.
Os álbuns no Flickr são organizados por data, da mais recente para as mais antigas, mas pelo e-mail é possível solicitar pesquisas específicas. Imagens produzidas pela Agência Senado desde 1999, ou imagens anteriores a 1999 que estejam digitalizadas, podem ser pedidas a fotojornal@senado.gov.br. O acervo digital dispõe, por exemplo, de imagens da construção dos prédios do Senado e da Câmara dos Deputados, entre 1958 e 1960.
- Os pedidos que chegam diariamente por email costumam ser de pesquisas no acervo que envolvem um período de tempo grande, ou pedidos pontuais de cidadãos e autoridades que visitam a Casa. Além disso, atendemos muitos órgãos de imprensa e gabinetes - explica Leonardo Sá, chefe do Serviço de Fotografia da Agência e do Jornal do Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Arquivo Nacional aprova gestão de documentos da ANA

O diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, aprovou os instrumentos de gestão de documentos da Agência Nacional de Águas (ANA), conforme a Portaria AN nº 295/2014, publicada no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 30 de dezembro.
A partir desta data, estão em vigor por 24 meses o Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos à Área-fim, que controla os prazos de guarda dos documentos da Agência, que podem ser permanentes ou ter um prazo determinado.
A Agência é a sexta instituição federal a ter esta aprovação, que também já foi obtida pela Receita Federal e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo.
Até dezembro de 2016, a ANA terá que elaborar um relatório com uma análise do impacto da utilização dos instrumentos de gestão de documentos na instituição, apontando as necessidades de alteração.
Também dentro deste prazo, a Agência deverá preparar uma Listagem de Eliminação de Documentos que aplique o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos à Área-fim do órgão.
Para que os documentos possam ser eliminados, a ANA deverá enviar a listagem para autorização do Arquivo Nacional, conforme prevê a legislação.
Ao cumprir os requisitos da Portaria, a Agência Nacional de Águas receberá a aprovação, pelo Arquivo Nacional, por prazo indeterminado dos seus instrumentos de gestão de documentos.
A ANA deverá avaliar o momento em que o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo Relativos à Área-fim deverão ser revistos.
Fonte:

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Para dormir bem, livro impresso é melhor do que tablet

E-book em um iPad da Apple
E-book: pesquisadores constataram ainda que os leitores de tablets estão menos alertas no dia seguinte
Washington - Para dormir bem, é melhor ler um livro impresso do que um e-book, afirma um estudo divulgado nesta segunda-feira, explicando que a luz azul dos aparelhos eletrônicos afeta o sono.
Os pesquisadores do Brigham and Women's Hospital de Boston compararam os efeitos biológicos de ambos os tipos de leitura antes de dormir.
O estudo foi publicado no periódico "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências.
Durante duas semanas, 12 participantes fizeram suas leituras em tablets e em livros impressos quatro horas antes de dormir, durante períodos de cinco dias consecutivos.
"Aqueles que liam livros em tablets levaram mais tempo para dormir, tinham menos sono à noite, e sua produção de melatonina (que induz ao sono) se reduzia", explica a autora do estudo e pesquisadora de Ciências do Sono do hospital de Boston Anne-Marie Chang, em uma nota.
"Seu ritmo circadiano (relógio biológico interno) se atrasava, e estavam menos despertos no dia seguinte do que aqueles que leram livros impressos", acrescentou.
"Os ritmos circadianos naturais do corpo são interrompidos pela luz de ondas curtas, conhecida como luz azul, que provém desses aparelhos eletrônicos", continuou Anne-Marie.
Os pesquisadores constataram ainda que os leitores de tablets dormem uma hora mais tarde do que os outros e estão menos alertas no dia seguinte - mesmo depois de oito horas de sono.
Investigações anteriores haviam demonstrado o efeito da luz azul na secreção de melatonina, mas seus efeitos no sono ainda não haviam sido estudados, disseram os cientistas.
Eles acreditam também que o uso desses aparelhos, principalmente entre crianças e adolescentes, "desempenha um papel, ao perpetuar a falta de sono", tendência que se agrava há meio século. Por esse motivo, os pesquisadores pedem investigações sobre as consequências, para a saúde, de seu uso em longo prazo.
Fonte: www.exame.com.br em 22.12.2014

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

OUÇA O ÁUDIO. Biblioteca Vaticana “em saída”: acordos com China, Cuba e Sérvia

Biblioteca Municipal de Uberlândia recebe Bíblia Sagrada em braile

Município agora conta com Bíblia em braile (Foto: Reprodução/TV Integração)
Município agora conta com Bíblia em braile (Foto: Reprodução/TV Integração)
Biblioteca Municipal de Uberlândia ganhou um reforço no acervo de livros em braile. A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) doou para o município um exemplar da Bíblia Sagrada. A entrega foi feita nesta quarta-feira (17), em cerimônia realizada na Prefeitura da cidade.
O exemplar é composto de 38 volumes. Além disso, foram doados DVDs com áudio para deficientes visuais e em libras para deficientes auditivos. Com mais de seis bilhões de exemplares impressos em todo o mundo, a Bíblia é o livro mais lido do planeta. No Brasil, a SBB lançou há dez anos o primeiro volume no sistema Braille. “Quando falamos em cidade inclusiva devemos assegurar também acesso àqueles que querem ler. Uberlândia é uma das poucas cidades brasileiras que têm uma Bíblia em braille. Essa iniciativa busca à inclusão e estimula a alfabetização em braille”, destacou o prefeito Gilmar Machado.
O secretário regional da SBB, Marcos Adriano Lovera, salientou que todas as pessoas tem direitos e devem ter acesso, especialmente no que se refere à leitura. “O objetivo principal é de incluir. A bíblia se lê três, quatro, cinco vezes e a cada oportunidade o texto fala diferente em nosso coração. A Biblioteca Pública de Uberlândia tem agora o texto completo, de Gênesis a Apocalipse para que todos possam ler e buscar a espiritualidade na Bíblia Sagrada”, considerou.
Marcos Adriano ainda salientou que Uberlândia é a primeira cidade do interior do país a receber o exemplar. 
Fonte: www.g1.globo.com em 17.12.2014

Biblioteca pública do Rio conquista selo ambiental

Da Agência Brasil Edição: Valéria Aguiar
A Biblioteca Parque Estadual, localizada na Praça da República, no centro do Rio de Janeiro, recebeu a Certificação Leed Ouro (Leadership in Energy and Environmental Design), o selo ambiental conquistado pela primeira vez por uma biblioteca no Brasil. Reinaugurado em março deste ano, o estabelecimento passou por quatro anos de reforma e hoje (22) abriga um acervo de mais de 200 mil livros, 20 mil filmes, além de teatro, auditório, estúdios de som e de vídeo, cafeteria e restaurante.

A Certificação LEED  é um selo que atesta a sustentabilidade do empreendimento e garante que tanto o projeto quanto a obra foram executados visando, por exemplo, à alta qualidade dos sistemas implantados,  como a redução dos resíduos e da poluição, a diminuição do consumo de água e de energia, além da utilização de materiais regionais e do aumento da qualidade ambiental interna.

Algumas das tecnologias sustentáveis usadas no prédio são painéis fotovoltaicos, que produzem energia elétrica proveniente de fontes renováveis e geram uma economia de 50 mil megawatts por ano; vidros duplos de proteção solar, que reduzem em até 52% a entrada de calor no edifício; sistema de reaproveitamento de água da chuva, que é usada na irrigação e nas descargas; e mais de 2 mil metros quadrados de telhados verdes, que contribuem para maior conforto térmico no interior da edificação.

A superintendente da Leitura e do Conhecimento da Secretaria estadual de Cultura do Rio, Vera Schroeder, acredita que o reconhecimento pode servir de referência para outras bibliotecas. “A questão ambiental é um assunto relevante, pois sofremos cada vez mais com os danos à natureza. A nova biblioteca foi um marco para o estado e de grande importância para a população, pois se apresenta como uma obra de alta qualidade, que ressalta a importância de se fazer construções alinhadas com a sustentabilidade”, acrescentou.

Segundo Vera, o número de visitantes vem aumentando desde a reinauguração. Quando reabriu, a biblioteca teve cerca de mil visitantes por dia, mas já registrou picos de 4 mil visitantes em um dia. E a  secretaria espera que esse aumente ainda mais. “Esta biblioteca busca um conceito diferente, o de mostrar outras formas de uso para além do empréstimo de livros: intensificar a relação com as artes e instigar os visitantes a permanecer no local, por meio de uma ampla programação cultural e um espaço aconchegante.”

A biblioteca foi aberta em 15 de março de 1873 e, até a reforma ser concluída este ano, tinha o nome de Biblioteca Pública do Estado do Rio. A localização é privilegiada, fica perto de lugares movimentados do centro do Rio, como a Saara, região de comércio popular, e a Central do Brasil..

A Biblioteca Parque Estadual faz parte da Rede Parque, que conta com outros polos de informação, cultura e lazer. Existem sedes instaladas também em Manguinhos, na zona norte; na Rocinha, zona sul e em Niterói, na região metropolitana. A próxima sede será inaugurada no Morro do Alemão, no subúrbio do Rio.

De acordo com Vera Schroeder, a Secretaria de Cultura tem ainda projetos de levar bibliotecas da Rede Parque para a Baixada Fluminense e o interior do estado, mas ainda aguarda aprovação.

Fonte: Agência Brasil em 22.12.2014