quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Cidadão pode pesquisar milhares de fotos no acervo digital do Senado

Da Redação | 14/01/2015, 19h30 - ATUALIZADO EM 14/01/2015, 19h46  


O arquivo do Senado é uma fonte rica de imagens para o cidadão que procura fotos históricas numa pesquisa pessoal ou profissional. O Arquivo Fotográfico da Secretaria Especial de Comunicação do Senado (Secs) atende a mais de mil pedidos anuais, e também é possível baixar as fotos diretamente da internet, sem o envio de uma solicitação formal por e-mail.
Atualizado diariamente, o banco de imagens disponibiliza as fotos da cobertura da Agência Senado. Ele pode ser acessado por meio do site de compartilhamento de fotos Flickr, no link https://www.flickr.com/photos/agenciasenado. Entre outras imagens recentes, o banco inclui a cobertura completa da posse de Dilma Rousseff em seu segundo mandato presidencial, no primeiro dia de 2015.
O uso das imagens é gratuito, bastando que o solicitante dê o devido crédito ao autor da foto, conforme a descrição na própria página de download. Estão disponíveis as imagens publicadas pelo site do Senado, pelo Jornal do Senado e pela revista Em Discussão!.
Os álbuns no Flickr são organizados por data, da mais recente para as mais antigas, mas pelo e-mail é possível solicitar pesquisas específicas. Imagens produzidas pela Agência Senado desde 1999, ou imagens anteriores a 1999 que estejam digitalizadas, podem ser pedidas a fotojornal@senado.gov.br. O acervo digital dispõe, por exemplo, de imagens da construção dos prédios do Senado e da Câmara dos Deputados, entre 1958 e 1960.
- Os pedidos que chegam diariamente por email costumam ser de pesquisas no acervo que envolvem um período de tempo grande, ou pedidos pontuais de cidadãos e autoridades que visitam a Casa. Além disso, atendemos muitos órgãos de imprensa e gabinetes - explica Leonardo Sá, chefe do Serviço de Fotografia da Agência e do Jornal do Senado.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário