quarta-feira, 25 de março de 2020

60 ANOS DE RENATO RUSSO / ESPECIAL NA RÁDIO WEB ACERVO

Neste domingo, dia 29 de março de 2020 na Rádio Web Acervo, ESPECIAL 60 ANOS DE RENATO RUSSO, a partir das 17h30 no link www.radiowebacervo.com.br acesse e compartilhe em sua rede social, produzido pela Rádio Senado.

Em novembro de 1984, Renato Russo tinha apenas 24 anos e acabara de gravar seu tão sonhado primeiro disco com a Legião Urbana, banda brasiliense a qual liderava havia dois anos. Até aquele momento, Renato era apenas conhecido no Distrito Federal como o ex-líder da banda punk Aborto Elétrico e como uma espécie de porta-voz da chamada Turma da Colina, grupo de jovens brasilienses que se reuniam para se divertir e escutar punk rock nas festas e nas quebradas de Brasília ... Mesmo em busca de reconhecimento, Renato não poderia prever que dentro em breve suas músicas estourariam nas rádios nacionais, colocando seus versos na ponta da língua de milhares de jovens brasileiros.

Foi nesse meio tempo, entre a gravação do álbum de estreia e o seu lançamento, que Renato e os outros três integrantes da Legião concederam uma entrevista aos radialistas Dinho Vilela e Jamari França, que na época comandavam o programa Rock Clips, na Rádio Melodia de Petrópolis. O clima era o mais informal possível: a entrevista foi gravada na casa da avó de Dinho, no bairro de Ipanema (RJ), e registrada num gravador de rolo. E o que era para ser apenas um depoimento de alguns minutos para o Rock Clips acabou se tornando uma entrevista de quase duas horas de duração, na qual Renato Russo fala de suas predileções musicais, das suas visões de mundo, da Turma da Colina e praticamente disseca o primeiro disco da Legião Urbana, faixa a faixa.
O estouro da Legião e a consequente exposição da banda nos meios de comunicação, aliadas ao alcoolismo e à depressão, fizeram com que Renato Russo se tornasse cada vez mais recluso. A morte em 1996, vítima da AIDS, calou de vez o artista, transformando-o em
mito. Todos esses fatores tornam a entrevista realizada por Dinho Vilela, funcionário da Rádio Senado há mais de 20 anos, e Jamari França em novembro de 1984 ainda mais preciosa, pois revelam um Renato Russo extremamente comunicativo e ainda em busca de afirmação como artista - algo muito diferente, portanto, da imagem do músico que ficaria para a posteridade. Nesta semana em que relembramos os 60 anos de nascimento de Renato Russo, vale a pena ouvir essa espécie de retrato sonoro do artista quando jovem, revelando toda a sua sensibilidade, seu conhecimento sobre arte e sua vontade de conquistar o mundo da música.
Playlist:
1 – Geração Coca-Cola – Legião Urbana

2 – Teorema– Legião Urbana
3 – Será – Legião Urbana
4 – Ainda é Cedo - Legião Urbana
5 – Soldados - Legião Urbana
6 – Baaden Meinhof Blues - Legião Urbana
7 – Por Enquanto – Legião Urbana

Fonte: Rádio Senado




domingo, 22 de março de 2020

CUIDADOS PARA FAZER A DESTRUIÇÃO SEGURA DE DOCUMENTOS

Juan Cacio Peixoto*


Em tempos de crise, redução de custos é a palavra de ordem, e espaço bem ocupado, representa redução de custos, já que podemos redimensionar a equipe, aproveitando as áreas que poderão ser reaproveitadas com a utilização para uma nova área ou até mesmo a criação de outras.

Espaço bem ocupado é necessário para todas empresas, principalmente, as MICRO/PEQUENAS e MÉDIAS, com menor recursos financeiros, tem a necessidade de utilizar o espaço com melhor aproveitamento, para atender o armazenamento de sua produção, arquivo, mobiliário, materiais ou outros equipamentos da empresa.

No Arquivo Central das empresas/instituições, a guarda excessiva e desnecessária de documentos, contribui para aumento da ocupação do espaço, verifica-se a necessidade de um novo local para o armazenamento de documentos, com  garantia de aumento de cursos.

Uma das soluções para a redução deste volume de documentos e o automático aumento da capacidade de armazenamento, é realizar a destruição segura de documentos, obedecendo a legislação específica para cada tipo de documento.

A inexistência da Tabela de Temporalidade Documental, que é o tempo de arquivamento para cada tipo de documento, por departamento, poderá acarretar sérios prejuízos, caso, este documento venha a ser destruído e solicitado futuramente pela fiscalização ou necessidade da empresa.

A ACERVO, no mercado de Gestão de Documentos, desde 1993, poderá ajudar na análise e seleção dos documentos que poderão ser destruídos, de acordo com a legislação, nossa experiência de 27 anos, dará segurança para sua empresa e capacitar sua equipe para realizar a seleção de documentos com segurança e credibilidade, sem arrependimento posterior.

Enumeramos alguns cuidados para realizar a destruição segura de documentos, para sua empresa evitar dor de cabeça, conforme nossa experiência:

1- Envolva a Assessoria Jurídica e solicite a relação de processos em andamento, isto evitará que documentos que fazem parte do processo, sejam eliminados, por falta de conhecimento do colaborador;

2- Elabore uma Tabela de Temporalidade Documental | TTD, por departamento, definindo quanto tempo guardar cada tipo de documento, obedecendo a legislação;

3- Reúna sua equipe, e informe qual é o objetivo da empresa e oriente para seguir a TTD, se o documento não estiver relacionado na mesma, consulte a Assessoria Jurídica;

4- Defina com a equipe o melhor período para realizar  a seleção dos documentos, preferência pela manhã, importante ressaltar, que o trabalho realizado no sábado, torna-se o processo inseguro, nossa experiência já mostrou, que neste dia, o processo de análise é realizado pelo colaborador de forma muito rápida;

5- O que foi identificado para destruir, coloque em caixas e cole etiquetas "PARA DESTRUIÇÃO", CD/DVD/DISQUETES devem ser separados;

6- Chame a ACERVO, para fazer a coleta, transporte, destruição e fragmentação dos documentos de forma segura, podendo inclusive, ser acompanhada pelo CLIENTE, fotografado ou filmado. Após a destruição, é emitido o Certificado de Destruição de Documentos, garantindo a segurança das informações do CLIENTE.

Os documentos destruídos são enviados para reciclagem em fardos prensados, garantindo ainda mais a segurança da informação, uma contribuição inestimável para o Meio Ambiente.



*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, trabalha com Gestão Documental, desde 1993.











  

terça-feira, 27 de novembro de 2018

CURSO DE ARQUIVO SOLUCIONA DÚVIDAS DE ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS


*Juan Cacio Peixoto

Ainda somos bastante questionados, se o curso solucionará todos os problemas de arquivamento de documentos na empresa/instituição.

Os cursos de extensão, que a ACERVO oferece, são de curta duração e proporciona a troca de experiências entre estudantes e o facilitador, com carga horária variada.

A ACERVO, é uma empresa de prestação de serviços, especializada na organização, guarda e digitalização de arquivos e documentos, no mercado há mais de 25 anos, com sede na cidade de Guarulhos, SP.

Por que aprender a organizar o Arquivo?
Segundo pesquisas, uma pessoa perde 50% do tempo, procurando por informações, a não localização causa stress e diminui a produtividade.

De acordo com uma pesquisa feita há alguns anos pela PwC, cada documento arquivado de maneira incorreta gera, direta e indiretamente, cerca de 120 dólares de prejuízo.   

No curso você aprenderá, metodologia simples de fácil aplicação e sua rotina será outra.

O curso resolverá nossos problemas?
Se você já levar para o dia do curso, dúvidas da rotina do seu dia a dia, durante o curso, o Facilitador lhe ajudará.

E aqueles documentos que eu acho que pode jogar fora?
No curso, você aprenderá que cada documento tem o seu tempo de guarda de acordo com a legislação, receberá muitas informações para tomada de decisão.


Mas, o papel vai acabar, aprenderemos digitalizar?
Sim, muitos documentos no formato papel, você poderá digitalizar e jogar fora, outros não, saberá quais são "estes outros".

Os cursos poderão ser ministrados também na empresa, com conteúdo voltados a necessidades da empresa.

Depois do curso o seu dia a dia será mais tranquilo, acesse nosso site, temos cursos presenciais e a distância, você poderá fazer sua inscrição em nosso site www.acervo.com.br

*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, para saber mais acesse www.acervo.com.br

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

QUEM GUARDA TUDO, NÃO ACHA NADA

*Juan Cacio Peixoto

Quem guarda tudo, não acha nada, quem guarda com critério encontra o que precisa. Em plena ERA DA TECNOLOGIA, ainda guarda-se muitos documentos sem qualquer validade legal, por medo, insegurança, alguém pedir, dúvidas em ser fiscalizado ou são pequenas anotações para lembrar depois, e "nunca mais encontra, este bilhetinho".

Em artigo Somos todos acumuladores, publicado no Jornal A Palavra de Agosto/2018, a autora Karynna Franco Espinoso,  relata: "o marido de uma amiga, não gostava que jogasse os enormes frascos vazios de Way Protein, que ficavam espalhados pela sala da casa como objetos de decoração, e um dia quando o perguntei o porquê daquilo ele simplesmente disse: "eu me apego as coisas". Simples assim.

Seja em casa, na empresa ou no escritório, sempre guardamos algo, esperando que algum dia, iremos precisar, e este dia, nunca chega. Em casa, temos sempre um cantinho para guardar algumas coisas, para usar no futuro. Nas empresas também, não é muito diferente, levamos o hábito de acumular, para o ambiente empresarial.

Estamos chegando ao final de mais um ano, e a situação não muda, milhares de caixas guardadas sem o menor critério para localizar o documento.

O descaso com o arquivo empresarial persiste, devido a falta de investimento para a sua manutenção, que são um pequeno espaço, estantes, caixas, etiquetas, itens de segurança etc., podendo ainda fazer a guarda dos documentos em empresa especializada em locação de espaços para o arquivo.


Cada documento tem prazo de guarda legal definido, porém, ao não pesquisar a legislação específica para cada tipo de documento, o volume documental, vai acumulando em vários locais da empresa, sem qualquer segurança, metodologia e facilidade de acesso.

A ACERVO Organização e Guarda de Documentos, empresa especializada na organização, guarda e digitalização de arquivos e documentos, no mercado desde 1993, com sede na cidade de Guarulhos, SP, com atendimento em todo o Brasil, presta Consultoria na a racionalização do volume de documentos existente na empresa e orienta:


Pesquise no orgão/entidade/instituição que produziu o documento, ficará mais fácil a pesquisa referente ao prazo de guarda legal. É sempre importante ter uma Assessoria Jurídica para dar suporte na pesquisa.

Ao decidir eliminar, pesquise na Assessoria Jurídica, se há algum processo em andamento que necessite do documento para fazer prova. 

Decidindo eliminar, faça a destruição segura dos documentos, mantenha o segredo de sua empresa, utilize máquina fragmentadora.

Relacione todos os documentos que poderão ser eliminados, solicite autorização, para o Departamento responsável, este procedimento, traz tranquilidade para quem executa os serviços e segurança para a empresa.

Toda empresa, tem aquele que não quer jogar nada fora, é importante, ter a legislação para convencê-lo a eliminar, mostre a vantagem da economia de espaço, em épocas de crise, ninguém quer pagar para guardar o desnecessário.

Se você procurar se desprender daquilo que não utiliza, sabendo que o motivo da guarda já foi atendido,  guardará apenas o necessário e facilitará o acesso aos demais documentos arquivados com maior rapidez e economia de tempo, além disso, poderá digitalizar muitos documentos e eliminar o papel, antes, analisando sua validade técnica, legal, histórica ou administrativa.

Portanto, quem guarda tudo não acha nada, mas, quem guarda com critério, encontra o que precisa, aplique uma metodologia de fácil entendimento, utilizando as técnicas da Arquivologia, para organização dos documentos em sua casa, no seu trabalho ou no ambiente de sua empresa, documentos organizados, facilitam a rotina da empresa, além de evitar prejuízos empresa, quando necessários apresentar a fiscalização previdenciária, trabalhista ou tributária.

Para facilitar o seu trabalho, a ACERVO, disponibiliza um curso para capacitar todos os profissionais de qualquer área do conhecimento, a organizar a documentação da empresa, é o curso Documentação Legal: a responsabilidade de sua empresa com o Arquivo Societário, que poderá ser realizado VIA INTERNET, com horário livre, acesse nosso site e faça sua inscrição. Sucesso.


*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, para saber mais e contratar nossos serviços, acesse www.acervo.com.br