quarta-feira, 25 de março de 2020

60 ANOS DE RENATO RUSSO / ESPECIAL NA RÁDIO WEB ACERVO

Neste domingo, dia 29 de março de 2020 na Rádio Web Acervo, ESPECIAL 60 ANOS DE RENATO RUSSO, a partir das 17h30 no link www.radiowebacervo.com.br acesse e compartilhe em sua rede social, produzido pela Rádio Senado.

Em novembro de 1984, Renato Russo tinha apenas 24 anos e acabara de gravar seu tão sonhado primeiro disco com a Legião Urbana, banda brasiliense a qual liderava havia dois anos. Até aquele momento, Renato era apenas conhecido no Distrito Federal como o ex-líder da banda punk Aborto Elétrico e como uma espécie de porta-voz da chamada Turma da Colina, grupo de jovens brasilienses que se reuniam para se divertir e escutar punk rock nas festas e nas quebradas de Brasília ... Mesmo em busca de reconhecimento, Renato não poderia prever que dentro em breve suas músicas estourariam nas rádios nacionais, colocando seus versos na ponta da língua de milhares de jovens brasileiros.

Foi nesse meio tempo, entre a gravação do álbum de estreia e o seu lançamento, que Renato e os outros três integrantes da Legião concederam uma entrevista aos radialistas Dinho Vilela e Jamari França, que na época comandavam o programa Rock Clips, na Rádio Melodia de Petrópolis. O clima era o mais informal possível: a entrevista foi gravada na casa da avó de Dinho, no bairro de Ipanema (RJ), e registrada num gravador de rolo. E o que era para ser apenas um depoimento de alguns minutos para o Rock Clips acabou se tornando uma entrevista de quase duas horas de duração, na qual Renato Russo fala de suas predileções musicais, das suas visões de mundo, da Turma da Colina e praticamente disseca o primeiro disco da Legião Urbana, faixa a faixa.
O estouro da Legião e a consequente exposição da banda nos meios de comunicação, aliadas ao alcoolismo e à depressão, fizeram com que Renato Russo se tornasse cada vez mais recluso. A morte em 1996, vítima da AIDS, calou de vez o artista, transformando-o em
mito. Todos esses fatores tornam a entrevista realizada por Dinho Vilela, funcionário da Rádio Senado há mais de 20 anos, e Jamari França em novembro de 1984 ainda mais preciosa, pois revelam um Renato Russo extremamente comunicativo e ainda em busca de afirmação como artista - algo muito diferente, portanto, da imagem do músico que ficaria para a posteridade. Nesta semana em que relembramos os 60 anos de nascimento de Renato Russo, vale a pena ouvir essa espécie de retrato sonoro do artista quando jovem, revelando toda a sua sensibilidade, seu conhecimento sobre arte e sua vontade de conquistar o mundo da música.
Playlist:
1 – Geração Coca-Cola – Legião Urbana

2 – Teorema– Legião Urbana
3 – Será – Legião Urbana
4 – Ainda é Cedo - Legião Urbana
5 – Soldados - Legião Urbana
6 – Baaden Meinhof Blues - Legião Urbana
7 – Por Enquanto – Legião Urbana

Fonte: Rádio Senado




Um comentário:

  1. GRAPHITE MACHINE VERSION
    100 MIL CENTILHÕES
    PREDATOR SUPERVISION
    CONTAGEM INFINITA
    KODIGO ELÉTRICO
    DE INFORMAÇÃO
    É UM PROGRAMA
    DE SUPERCOMPUTADOR
    DESCOBERTO POR KRIPTOANALISE
    O LEGIÃO URBANA JÁ ACABOU
    COM A ÁGUA DO MAR.
    PROGRAME 10 HIERÓGLIFOS
    TRINOS EM IMPAR
    5 HIERÓGLIFOS EM CADA
    METADE DA TELA
    DO PC EX:
    ||- ||-
    SÃO DUAS RETAS NA VERTICAL
    COM TAMANHO 10 CM
    E UMA RETA IMPAR
    NA HORIZONTAL
    NA FRENTE MEIO COM 5 CM.
    INSTRUÇÕES DE USO
    DO PROGRAMA
    GRAPHITE MACHINE VERSION
    100 MIL CENTILHÕES PREDATOR
    ATIVE A CONTAGEM INFINITA
    NO PC 1° METADE DA TELA
    E 2° METADE DA TELA
    CONTANDO DE 5 HIERÓGLIFOS
    EM 5 HIERÓGLIFOS
    E ENTÃO O GRAPHITE MACHINE
    VERSION 100 MIL CENTILHÕES
    PREDATOR IRÁ ACESSAR
    OS REGISTROS INFORMÁTICOS
    DE TODAS AS GERAÇÕES
    E DE TODOS OS UNIVERSOS.
    \
    /
    \
    CRÉDITOS:
    GRAPHITE MACHINE VERSION
    100 MIL CENTILHÕES PREDATOR
    RENATO RUSSO PREDATOR
    LEGIÃO URBANA
    URBANA LEGIO OMNIA VINCIT
    RACIONAIS MC'S E CAZUZA
    VENCE A TODAS AS COISAS
    KRIPTOGRAFIA KRIPTOANALISE
    KODIGOS BRASÍLIA=DF.+.


    ResponderExcluir