quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

As 12 desculpas mais bizarras de quem chegou atrasado ao trabalho


Por iG São Paulo

Pesquisa revela as histórias mais difíceis de engolir para a falta de pontualidade no emprego contadas por gestores

Um novo estudo feito pelo site CareerBuilder mostrou algumas das desculpas mais bizarras que empregadores já ouviram de seus funcionários que perderam a hora para chegar ao trabalho. As histórias vão de zebras fugitivas a programas de TV imperdíveis.

A pesquisa revelou que cerca de um quarto (23%) dos empregados admitem chegar atrasados pelo menos uma vez por mês, enquanto 15% admitem fazer isso semanalmente.

Um em cada três chefes já demitiu o funcionário por atrasos

Um em cada três gestores (35%) contaram já ter demitido um funcionário por atrasos, e 48% afirmam esperar que seus subordinados sejam mais pontuais todos os dias.

Outros 34% dizem permitir que os empregados se atrasem de vez em quando, desde que isso não se torne um hábito.

Já 18% dos entrevistados afirmaram não se importar se os funcionários chegam depois do horário, contanto que façam o trabalho direito. De acordo com a vice-presidente de RH do CareerBuilder, Rosemary Haefner, muitos gestores compreendem que problemas ocasionais geram estes atrasos. “O problema é quando isso se torna rotineiro”, diz.

Empregados que costumam se atrasar deveriam checar regularmente a previsão do tempo no trajeto até o trabalho, receber alertas sobre o funcionamento do transporte público que utilizam ou preparar-se na noite anterior para não precisar correr de manhã, recomenda a executiva.

Como nos anos anteriores da pesquisa, problemas de trânsito são os motivos mais comuns para os atrasos (39%), seguidos de falta de sono (19%), panes no transporte público (8%), mau tempo (7%) e necessidade de deixar os filhos na escola ou creche (6%).

O levantamento foi feito com 3 mil trabalhadores de empresas privadas e 2.201 gestores e profissionais de RH, entre os dias 6 de novembro e 2 de dezembro de 2013.

Alguns patrões não engolem as histórias que os funcionários contam. Eles compartilharam algumas das desculpas mais difíceis de acreditar que receberam dos subordinados que chegaram atrasados. Confira abaixo:

1. Uma zebra escapou do zoológico e bloqueou o tráfego de uma importante avenida (o fato foi confirmado posteriormente).

2. O empregado acordou no jardim de uma casa a duas quadras de seu próprio lar

3. O gato do subordinado ficou preso no vaso sanitário

4. O leite do cereal acabou no café da manhã e o empregado teve que comprar mais antes de se aprontar para o trabalho

5. O funcionário caiu no sono dentro do carro enquanto se dirigia ao trabalho

6. O subordinado aplicou cola do tipo Super Bonder nos olhos em vez de colírio para lentes de contato, e teve que correr para o hospital

7. Pensando que o dia de Halloween fosse feriado, o empregado não aparecer para trabalhar

8. Um buraco no telhado fez com que a chuva caísse sobre o despertador e ele não funcionou de manhã

9. Estava passando um programa de TV muito bom e o funcionário não conseguiu parar de ver até o fim

10. O empregado se esqueceu que a empresa mudou de endereço

11. Uma escova de cabelo ficou presa na cabeça da funcionária

12. O subordinado não foi pontual no trabalho porque ficou assustado com um pesadelo

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Que bom ! Estamos em Crise!

Por: Marcos Fabossi (*)

Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países (e empresas), porque a crise traz progressos.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias.

Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência.

Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que aflora o melhor de cada um.

Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, portanto, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.



Albert Einstein

Quando as coisas estão bem, é natural que nos acomodemos com os bons resultados e caminhemos para uma Zona de Conforto. Quando as crises aparecem, contudo, existem duas escolhas possíveis: Zona de Desistência ou Zona de Aprendizagem.

Os que apenas olham o problema, em geral escolhem a primeira opção, porque não conseguem enxergar além dele. Já os que colocam o foco na solução, enxergando com o coração aquilo que seus olhos ainda não conseguem ver, são os que escolhem aprender com a crise e superá-la, através de criatividade, empenho, dedicação e perseverança.

As crises, seja na vida pessoal ou profissional, são, de fato, grandes oportunidades de reinvenção, crescimento e realização. Se olharmos para nossa história, perceberemos que os momentos mais difíceis, apesar de não terem sido tão agradáveis, foram fundamentais para o nosso crescimento, amadurecimento e desenvolvimento.

Mas apesar do crescimento que ela pode trazer, não é preciso esperar por uma crise para “ser forçado” a melhorar. Mesmo que as coisas já estejam bem, sempre é possível melhorar um pouco mais.

A vida, a carreira, os relacionamentos, o casamento, as atitudes, o relatório, o resultado, a liderança, enfim, tudo pode melhorar um pouquinho, desde que estejamos dispostos a nos empenhar neste processo.
Com crise, ou sem crise, algumas perguntas que nos ajudarão a focar na solução e não no problema, e assim enxergar além do estamos vendo, são:

    O que eu posso fazer para melhorar ou resolver essa situação?
    O que eu preciso parar de fazer?
    O que eu preciso começar a fazer?
    O que eu preciso continuar fazendo?

Por isso, uma das responsabilidades do líder é inspirar a superação, de uma crise, quando ela se apresentar, ou de um bom resultado, que apesar de estar bom, pode certamente ficar melhor.

(*) Marco Fabossi  é Conferencista, Escritor, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em LiderançaSócio-diretor da Crescimentum – Alta Performance em Liderança, que tem como missão:Construir um mundo melhor, transformando pessoas em líderes extraordinários“.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

10 DICAS PARA ARQUIVAR DOCUMENTOS NAS EMPRESAS


Juan Cacio Peixoto*


Na rotina do dia a dia, produzimos e recebemos um grande volume de documentos para arquivar.

Imediatamente, perguntamos, devo arquivar ou eliminar? Se é para arquivar, qual melhor método de arquivamento que facilitará no momento que solicitarem?

Quem poderá orientar na metodologia de organização do arquivo, devido a variedade de tipos documentais, com necessidades diferentes de busca?

Muitas vezes, nos deparamos com título de pastas ou caixas, com o título “DIVERSOS”, que tem dificultado ainda mais a busca pelo documento arquivado, porque, nesta pasta tem de tudo e mais um pouco, sem ordem e com documento para eliminar.

Enumeramos algumas dicas para facilitar a rotina do seu trabalho, torná-lo mais eficaz e produtivo, garantindo a sua tranqüilidade no momento de proceder o arquivamento.


Coloque em prática:

P Separe os documentos pertencentes a diferentes tipos:

  Correspondência Pessoal
  Comercial
  Relatório
  Artigo de Jornal ou Literatura Técnica
  Administrativo

ü    Elimine o desnecessário, seguindo normas internas, o procedimento ideal, é elaborar a Tabela de Temporalidade Documental, que é o tempo de arquivamento de cada documento no arquivo;

P Verifique os documentos que estejam grampeados, para ver se eles realmente devem ser arquivados juntos;

P Tire todos os clips e grampos, se possível, isto, facilitará no futuro, a digitalização dos documentos;

P Anote a lápis no canto superior direito do documento, o titulo da pasta ou caixa arquivo que será arquivado o documento;

P Ordene pelo método de arquivamento definido;

P Verifique se o documento que você deseja arquivar, já existe pasta ou caixa contendo os mesmos;

P Proceda o arquivamento;

P Inclua os novos assuntos no Índice de Arquivo;

P Abra uma caixa de entrada para os documentos que não foram arquivados durante o dia; 



Seu dia ficará mais produtivo, porque, tudo que precisar, já estará em seu devido lugar, sua equipe não ficará irritada procurando documentos em vários lugares.

TODA a criação de Deus reflete ordem. Uma “simples” célula de fermento, por exemplo, é uma maravilha de organização. Ela tem praticamente o mesmo número de componentes de um Boeing 777. Ainda assim, cada um deles tem um lugar específico e se encaixa numa esfera de apenas 5 mícrons de diâmetro. Mas, ao contrário dos aviões a jato, as células do fermento podem se reproduzir. Que ordem e organização maravilhosas! — 1 Coríntios 14:33.

Sucesso. Organize mais e melhor.


*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, Especialista em Organização de Arquivos e Consultor Organizacional. Para saber mais, acesse  www.acervo.com.br

Você é fiel financeiramente?

Aline Rabelo Administradora com mais de oito anos no mercado financeiro, é coordenadora do Investmania. 


Um relacionamento entre pessoas deve ser baseado em amor, confiança, cumplicidade e fidelidade. E no compromisso a dois, a fidelidade ganha contornos ainda mais relevantes. Qualquer deslize neste quesito pode levar a discussões e, até, ocasionar o fim de um laço de longa data. Mas além da fidelidade amorosa, será que você também é fiel financeiramente? Muitos casais decidem administrar as suas finanças domésticas em uma única conta, têm cartões conjuntos e seguem convencidos de que estão sendo fiéis com o seu parceiro ao expor toda a sua "contabilidade". Mas será que nenhum dos dois nunca pulou, financeiramente, a cerca? 

Aquele lindo sapato que a esposa comprou e disse que estava em liquidação, só que não. Ou aquele celular recém-lançado, que o marido não resistiu só porque é mais moderno do que o atual. Será que o casal está sendo fiel um com o outro? Em uma relação, ou se tem fidelidade ou não se tem e, no campo financeiro é a mesma coisa. Não adianta dizer que é fiel e na primeira tentação ir às compras e esconder as sacolas para o parceiro ou parceira não ver você chegando com a nova aquisição.

Pior, quando for questionado sobre o novo "presentinho", afirmar que você comprou há algum tempo, mas só agora resolveu usar. Isso não é fidelidade. Uma relação tem que ser feita de sentimentos verdadeiros. E quando a fatura do cartão de crédito chega?

Ela é motivo de brigas homéricas devido a tantas surpresas? O parceiro fica furioso devido ao uso contínuo do cheque especial gerado por despesas supérfluas? Se qualquer uma das respostas for sim, chegou a hora de "discutir a relação". Que tal ser fiel com você e com seu parceiro e propor uma estratégia que englobe, de fato, todos os gastos fixos e extras e os investimentos da família.

Não é nada fácil organizar o orçamento familiar, mas é necessário. A "mágica" para manter as contas equilibradas é bem simples: basta gastar menos do que se ganha. Sem este controle é mais complicado saber quanto da receita já está comprometida, se vai sobrar ou faltar dinheiro, ou se será possível fazer alguma aquisição extra ou investimento.

Além disso, para que a família possa chegar ao fim do mês com alguma folga orçamentária são necessárias persistência, disciplina e boa vontade. Para ajudar nesta empreitada, que tal estipular algumas regras e fazer um bom planejamento? 

Requisite a participação de toda a família, inclusive dos filhos; estabeleça as prioridades de cada membro da família; anote todos os gastos e a forma de pagamento, faça uma planilha para facilitar; estabeleça limites de gastos para cada categoria de despesas; não se deixe corromper por uma liquidação; planeje as compras com antecedência; trace uma meta de poupança para a realização de sonhos futuros, como viagens e compra de bens duráveis; e, sobretudo, sejam felizes. 

Fonte: DCI – SP