Juan Cacio Peixoto*
Na rotina do dia a dia, produzimos e recebemos um
grande volume de documentos para arquivar.
Imediatamente, perguntamos, devo arquivar ou eliminar?
Se é para arquivar, qual melhor método de arquivamento que facilitará no
momento que solicitarem?
Quem poderá orientar na metodologia de organização
do arquivo, devido a variedade de tipos documentais, com necessidades
diferentes de busca?
Muitas vezes, nos deparamos com título de pastas ou
caixas, com o título “DIVERSOS”, que tem dificultado ainda mais a busca pelo
documento arquivado, porque, nesta pasta tem de tudo e mais um pouco, sem ordem
e com documento para eliminar.
Enumeramos algumas dicas para facilitar a rotina do
seu trabalho, torná-lo mais eficaz e produtivo, garantindo a sua tranqüilidade no
momento de proceder o arquivamento.
Coloque em prática:
P Separe os documentos pertencentes a
diferentes tipos:
Correspondência Pessoal
Comercial
Relatório
Artigo de Jornal ou Literatura
Técnica
Administrativo
ü
Elimine
o desnecessário, seguindo normas internas, o procedimento ideal, é elaborar a
Tabela de Temporalidade Documental, que é o tempo de arquivamento de cada
documento no arquivo;
P Verifique os documentos que estejam
grampeados, para ver se eles realmente devem ser arquivados juntos;
P Tire todos os clips e grampos, se
possível, isto, facilitará no futuro, a digitalização dos documentos;
P Anote a lápis no canto superior
direito do documento, o titulo da pasta ou caixa arquivo que será arquivado o
documento;
P Ordene pelo método de arquivamento
definido;
P Verifique se o documento que você
deseja arquivar, já existe pasta ou caixa contendo os mesmos;
P Proceda o arquivamento;
P Inclua os novos assuntos no Índice
de Arquivo;
P Abra uma caixa de entrada para os
documentos que não foram arquivados durante o dia;
Seu
dia ficará mais produtivo, porque, tudo que precisar, já estará em seu devido
lugar, sua equipe não ficará irritada procurando documentos em vários lugares.
TODA a criação de Deus reflete ordem. Uma “simples” célula de
fermento, por exemplo, é uma maravilha de organização. Ela tem praticamente o
mesmo número de componentes de um Boeing 777. Ainda assim, cada um deles
tem um lugar específico e se encaixa numa esfera de apenas 5 mícrons de diâmetro. Mas, ao contrário dos
aviões a jato, as células do fermento podem se reproduzir. Que ordem e
organização maravilhosas! — 1 Coríntios
14:33.
Sucesso.
Organize mais e melhor.
*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, Especialista em Organização de Arquivos e Consultor Organizacional. Para saber mais, acesse www.acervo.com.br
Dicas simples e praticas como só a nossa querida profissão é capaz. Parabéns Jeanete Pontes
ResponderExcluirQuantos documentos cabem em uma caixa arquivo? E em metro linear?
ResponderExcluirLourdete
Bom artigo
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