quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

As 12 desculpas mais bizarras de quem chegou atrasado ao trabalho


Por iG São Paulo

Pesquisa revela as histórias mais difíceis de engolir para a falta de pontualidade no emprego contadas por gestores

Um novo estudo feito pelo site CareerBuilder mostrou algumas das desculpas mais bizarras que empregadores já ouviram de seus funcionários que perderam a hora para chegar ao trabalho. As histórias vão de zebras fugitivas a programas de TV imperdíveis.

A pesquisa revelou que cerca de um quarto (23%) dos empregados admitem chegar atrasados pelo menos uma vez por mês, enquanto 15% admitem fazer isso semanalmente.

Um em cada três chefes já demitiu o funcionário por atrasos

Um em cada três gestores (35%) contaram já ter demitido um funcionário por atrasos, e 48% afirmam esperar que seus subordinados sejam mais pontuais todos os dias.

Outros 34% dizem permitir que os empregados se atrasem de vez em quando, desde que isso não se torne um hábito.

Já 18% dos entrevistados afirmaram não se importar se os funcionários chegam depois do horário, contanto que façam o trabalho direito. De acordo com a vice-presidente de RH do CareerBuilder, Rosemary Haefner, muitos gestores compreendem que problemas ocasionais geram estes atrasos. “O problema é quando isso se torna rotineiro”, diz.

Empregados que costumam se atrasar deveriam checar regularmente a previsão do tempo no trajeto até o trabalho, receber alertas sobre o funcionamento do transporte público que utilizam ou preparar-se na noite anterior para não precisar correr de manhã, recomenda a executiva.

Como nos anos anteriores da pesquisa, problemas de trânsito são os motivos mais comuns para os atrasos (39%), seguidos de falta de sono (19%), panes no transporte público (8%), mau tempo (7%) e necessidade de deixar os filhos na escola ou creche (6%).

O levantamento foi feito com 3 mil trabalhadores de empresas privadas e 2.201 gestores e profissionais de RH, entre os dias 6 de novembro e 2 de dezembro de 2013.

Alguns patrões não engolem as histórias que os funcionários contam. Eles compartilharam algumas das desculpas mais difíceis de acreditar que receberam dos subordinados que chegaram atrasados. Confira abaixo:

1. Uma zebra escapou do zoológico e bloqueou o tráfego de uma importante avenida (o fato foi confirmado posteriormente).

2. O empregado acordou no jardim de uma casa a duas quadras de seu próprio lar

3. O gato do subordinado ficou preso no vaso sanitário

4. O leite do cereal acabou no café da manhã e o empregado teve que comprar mais antes de se aprontar para o trabalho

5. O funcionário caiu no sono dentro do carro enquanto se dirigia ao trabalho

6. O subordinado aplicou cola do tipo Super Bonder nos olhos em vez de colírio para lentes de contato, e teve que correr para o hospital

7. Pensando que o dia de Halloween fosse feriado, o empregado não aparecer para trabalhar

8. Um buraco no telhado fez com que a chuva caísse sobre o despertador e ele não funcionou de manhã

9. Estava passando um programa de TV muito bom e o funcionário não conseguiu parar de ver até o fim

10. O empregado se esqueceu que a empresa mudou de endereço

11. Uma escova de cabelo ficou presa na cabeça da funcionária

12. O subordinado não foi pontual no trabalho porque ficou assustado com um pesadelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário