sábado, 13 de dezembro de 2014

Governo federal disponibiliza biblioteca digital para sociedade





A biblioteca digital de participação social, criada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, tem a finalidade de receber conteúdos dos órgãos de governo, institutos e centros de pesquisa, universidades, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, sobre as temáticas relativas à participação social e outros assuntos decorrentes dos processos de diálogos nos espaços participativos.  

A versão disponível no site ainda está em construção. O próximo passo do projeto é alimentar a biblioteca digital com sociedade civil, conselhos, comissões, órgãos de Governo e demais interessados. 

A versão disponível no site ainda está em construção. O próximo passo do projeto é alimentar a biblioteca digital com sociedade civil, conselhos, comissões, órgãos de Governo e demais interessados. 



A versão disponível no site ainda está em construção. O próximo passo do projeto é alimentar a biblioteca digital de forma colaborativa, o que envolverá uma agenda de capacitação e treinamento com representantes da sociedade civil, conselhos, comissões, órgãos de Governo e demais interessados.



“Além disso, a plataforma oferece espaço para os movimentos sociais e entidades que desejarem disponibilizar seus conteúdos o possam fazer, contribuindo para uma visão mais sistêmica acerca do conhecimento produzido a partir da participação social”, afirmou Trida.

A biblioteca digital auxilia as instituições na organização da sua produção interna e também no esforço coletivo e colaborativo de manter e fazer crescer o acervo da biblioteca digital, disse ainda Trida, para quem este é o maior desafio da Biblioteca para o próximo ano de 2015.




Inovadora quanto a sua abrangência temática e estrutura, a biblioteca digital é formada por oito comunidades e mais de 100 subcomunidades que representam os temas e subtemas da participação social.



A expectativa é que a biblioteca torne-se uma ferramenta de apoio para a ampliação e consolidação das ações de participação social no país, e que sirva de exemplo e motivação para que outras instituições e órgãos organizem e disseminem informações em suas áreas de atuação.



Mais informações, sugestões e dúvidas sobre a biblioteca digital de participação social, envie e-mail para bibliotecaparticipa@presidencia.gov.br



Segundo o coordenador do projeto, Silvio Carvalho Trida, “trata-se de iniciativa que contribui para organizar, disponibilizar e preservar para a administração pública e sociedade em geral, documentos, publicações e conteúdos diversos produzidos pelas instâncias e mecanismos referentes à participação social, com promoção de maior transparência e acesso à informação”.



Fonte: www.vermelho.org.br em 13.12.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário