sábado, 20 de dezembro de 2014

Arquivo lança livro sobre a história do futebol amador em Rio Claro

Futebol Amador e Varzeano em Rio Claro é o título do livro que será lançado na próxima segunda-feira (22) pelo Arquivo Público e Histórico de Rio Claro. O evento será realizado no salão de audiências do gabinete do prefeito, às 18 horas. 

Sob a coordenação da superintendente do Arquivo Público, Maria Teresa de Arruda Campos, e do pesquisador José Roberto Sotero, a edição reúne fotografias e informações sobre o futebol amador de Rio Claro que datam desde o ano de 1906, como o Anhangás Futebol Clube - o primeiro time do bairro cidade Nova, até os anos 2000. 

“Convidamos a todos os apaixonados por futebol para participarem do lançamento deste livro que traz a história dos inúmeros times amadores da cidade, seus campeonatos e torcidas, bem como o valioso acervo fotográfico do colecionador Sotero”, diz Teresa. 

A abertura do encontro acontece com a exibição do documentário “Pedro Kleiner e o basquete em Rio Claro”, produzido pela equipe do Portal Memória Viva, do Arquivo Público. No filme de curta metragem, o esportista conta alguns de seus triunfos como jogador titular da equipe de basquete de Rio Claro durante 22 anos, e também relata como conheceu o tênis, esporte que praticou por mais de 40 anos.

Com 402 páginas coloridas, o livro Futebol Amador e Varzeano em Rio Claro relata casos pitorescos, antigos hábitos e até mesmo fatos que entrelaçam o futebol com a ferrovia como, por exemplo, sobre partidas que eram controladas pelo horário do trem, uma vez que os jogadores se utilizavam desse meio de transporte. Encerrar o jogo porque se aproximava a hora de chegada do trem, era prática que está relatada nos jornais locais da época. 

Segundo Teresa, a idéia de registrar a história do futebol em Rio Claro resultou também na produção da tradicional Agenda Rio-clarense para o ano de 2014. “O levantamento histórico só foi possível porque contamos também com a colaboração de Neucy Pauletto, José Carlos Arnosti e Alvaro Sebastião Pinto Lopes”, explica. 

“Esses conhecidos amantes do futebol local, acompanhados dos jovens Newton Puzzle, Leonel de Arruda e do professor Carlos Martins (da Unesp/Rio Claro), concluíram esse árduo trabalho, em encontros divertidos onde um provocava o outro, com respeito, humor, mas também com a rivalidade própria daqueles que defendem uma camisa”, comenta Teresa. 

Para a superintendente do Arquivo Público, a autarquia reconhece que as tratativas sobre o tema estão apenas começando e espera que essa publicação possa contribuir para estimular aqueles que gostam do futebol e da pesquisa para aprofundar ainda mais sobre o assunto. 

Os interessados em adquirir o livro Futebol Amador e Varzeano em Rio Claro poderão comprá-lo no evento de lançamento pelo preço de R$ 30,00. Posteriormente a publicação será vendida na sede do Arquivo e também no “156” – setor de informações do Paço Municipal, por R$ 40,00. Mais informações são obtidas pelo telefone 3522.1935.


Fonte: www.canalrioclario.com.br em 17.12.2014