sexta-feira, 22 de março de 2013

USP INAUGURA BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN NO DIA 23/03.

 Planeta Universitário - 19/03/13
O acervo é composto por mais de 32 mil títulos, incluindo obras de literatura, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas. Dentre as obras raras que fazem parte do acervo, destacam-se a primeira edição de O Guarani, de José de Alencar (1857); o original de Vidas Secas, de Graciliano Ramos (1938); e a primeira edição de Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga (1810).

Com um investimento total da ordem de R$ 130 milhões, a iniciativa contou com patrocinadores externos, como Ministério da Cultura (pelo apoio da Lei Rouanet), Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

O projeto arquitetônico é de Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Tomou-se como paradigma conceituadas bibliotecas americanas, tais como Beineke Library da Universidade de Yale, Morgan Library, New York Public Library e a Library of Congress, bem como a Biblioteca Nacional de Paris. O espaço conta também com auditório, com capacidade para cerca de 300 pessoas, e salas expositivas.

Para a cerimônia de inauguração, o acesso ao prédio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin deverá ser feito pela Avenida Professor Luciano Gualberto, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário