O novo modelo só vale para certidões emitidas em São
Paulo, mas deve se integrar com cartórios de outros Estados nos próximos meses.
A novidade do sistema integrado é que os interessados
poderão pedir a certidão via internet, pelo site www.registrocivil.org.br, e optar por baixar um arquivo em seu computador ou
recebê-la, impressa, em qualquer um dos 836 cartórios de registro civil do
Estado.
Antes o usuário deveria ir ao cartório onde se encontra o
documento e pedir a segunda via. Se estivesse em outra cidade, o documento
seria enviado pelo correio.
A segunda via não tem prazo de validade, e o novo serviço
custará R$ 22,05, o mesmo valor adotado atualmente.
"Cada cartório já possui essas informações
digitalizadas. A novidade é que iremos compartilhar entre eles as certidões,
agilizando o processo de quem tem os documentos em cidades diferentes da qual
habita atualmente", informa Luis Carlos Vendramin Junior, vice- presidente
da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo.
A PARTIR DE 1976
Mas as certidões disponíveis nesta primeira etapa só serão
as emitidas a partir de 1976. O prazo para as dos últimos 26 anos ficarem
disponíveis no novo sistema eletrônico será até o final de 2014.
O grande desafio do programa será, segundo Vendramin,
digitar todos os dados das certidões para integrar o sistema único de consulta.
Desde 2005 a associação previa criar o sistema, mas
empecilhos judiciais impossibilitavam a implementação
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO 10/08/2012
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