As atividades desenvolvidas apresentarão aos participantes, toda a rotina e métodos para organização e digitalização dos documentos contábeis/fiscais, com o objetivo de atender às exigências técnicas, legais e administrativas, proporcionando tranquilidade e agilidade na recuperação de documentos, quando da sua necessidade ou por motivo de fiscalização.
O instrutor será Juan Cacio Peixoto, bibliotecário com especialização em Organização de Arquivos/USP. Juan Cacio Peixoto tem ampla experiência na área de Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação, desenvolvendo trabalhos de organização e reestruturação de arquivos em empresas de diferentes portes e segmentos. Transfere com clareza, valiosas experiências adquirida em múltiplas consultorias.
Atualmente é instrutor de treinamento do SENAC, PRODEP, SESCON-SP, ACIC-Associação Comercial de Campinas, SINSESP-Sindicato das Secretárias, Recicle Treinamento Empresarial, com treinamentos voltados a organização de Arquivos das áreas Contábil, Fiscal, Pessoal, Técnica e Administrativa, contribuindo na formação de profissionais que se dedicam ao gerenciamento da informação.
Programa
1 - Constituição do Arquivo
• Conceito de Informação, Documento e Arquivo
• Espaço físico ideal para guarda dos documentos
• Condições de segurança e conservação
2 - Documentação / Fluxo de Documentos
• Arquivo Ativo / Setorial, Intermediário e Inativo / Morto
• Documentação Fiscal: Identificação de documentos no arquivo
• Catalogação e Classificação de Documentos
3 - Prazo de Guarda / Temporalidade Documental
• Documentação sujeita a fiscalização
• Quanto tempo guardar o documento no Arquivo?
• Quando e como eliminar? O que determina a legislação?
4 - Metodologia de Organização - Módulo 1
• Como, quando e por onde começar?
• O que a fiscalização exige na organização?
• Metodologia de organização para cada tipo de documento
5 - Metodologia de Organização - Módulo 2
• Como organizar Nota Fiscal, Livro Fiscal, Razão, Movimento Contábil, etc. Guia de Impostos: Método rápido para facilitar a localização
• Índice de Arquivo / Controle de Entrada / Saída de Documentos
6 - Digitalização de documentos
• Preparação dos documentos
• Higienização
• Captura
• Controle de Qualidade
• Indexação
• Gravação
• Acesso via WEB
7 - Recursos Materiais
• Suporte de arquivamento: pastas, etiquetas, caixas e outros materiais utilizados na organização
• Apostila e formulários que ajudarão na organização do arquivo
• Será abordado também a Terceirização do Arquivo, suas vantagens e desvantagens.
Fonte da postagem
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