quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O MUSEU DA TAM AMPLIA ACERVO COM AERONAVE DA 2º GUERRA

O Museu Tam acaba de restaurar uma aeronave da 2ª Guerra Mundial para integrar em seu acervo. A nova atração é o Focke-Wulf - J44 “Stieglitz”, um modelo de monomotor alemão, fabricado na cidade alemã de Bremen, a partir de 1933, e utilizado pela Luftwaffe (Força Aérea Alemã) durante a guerra. O modelo foi ainda produzido em Córdoba (Argentina) e no Rio de Janeiro (Brasil), na antiga Fábrica do Galeão.


O exemplar que está exposto no Museu TAM, em São Carlos (SP), foi fabricado na Argentina, em 1943. Antes de ser exibido ao público, precisou passar por um extenso trabalho de restauração. Depois de quase dois anos, o avião foi finalizado com uma dupla pintura em sua fuselagem: metade com o desenho da Luftwaffe, metade com as cores da Marinha do Brasil.




“Temos muito orgulho de ter realizado este trabalho especial de restauração aqui mesmo porque resgatamos o Stieglitz de um péssimo estado de conservação para deixá-lo inteiro, com totais condições de voo. O público agora tem a chance de conferir de perto um biplano extremamente ágil e em toda a sua plenitude”, afirma João Amaro, presidente do Museu Tam.



Com esta nova atração, o Museu Tam agora tem 82 aeronaves expostas, incluindo outras raridades importantes para a história mundial da aviação civil e militar, como os aviões Tiger Moth e Stearman. Só neste ano, entre os meses de janeiro e julho, mais de 42 mil pessoas já visitaram a instituição em São Carlos.

 Fonte da postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário