terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Quatro grandes museus brasileiros se juntam ao Google Cultural Institute

Posted: 03 Dec 2013 11:04 AM PST


Eu cresci cercado pela arte e cultura. Minha mãe era uma professora de História da Arte que nunca perdeu uma oportunidade para enriquecer nossas vidas ao nos expor a quadros, livros e palestras sobre artistas do Brasil e de todo o mundo. Mexer com a argila que ela usava para fazer potes era a melhor de todas as brincadeiras, pois vinha com a autorização implícita de me sujar todo. A sensação da argila fria é uma das melhores memórias, e me acompanha até hoje.

Na minha carreira, eu me dediquei à Matemática Aplicada e à Ciência da Computação, mas a paixão pelas artes que a minha mãe acendeu em mim nunca se apagou. É por isso que me alegra de tal forma anunciar hoje que mais quatro museus brasileiros se juntaram ao Google Cultural Institute: Inhotim, Fundação Iberê Camargo, Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Esses museus incríveis disponibilizaram suas coleções on-line para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa admirar obras de artistas como Adriana Varejão e Marc Ferrez em incríveis detalhes.

São 271 hectares para explorar nos lindos jardins do Inhotim, incluindo imagens do Street View de áreas externas e internas, e obras de artistas como Miguel Rio Branco e Tunga, entre muitos outros.

               
Celacanto provoca Maremoto, de Adriana Varejão, pode ser explorado em detalhes


E que tal conferir as 160 obras de arte e oito exposições criadas pelo Instituto Moreira Salles, que oferece ao mundo inteiro um olhar único do Brasil? Pelas lentes de fotógrafos como Chico Albuquerque, José Medeiros e Marcel Gautherot, o fotógrafo favorito de Oscar Niemeyer, você encontra de tudo, desde arte contemporânea até fotografia histórica; de paisagens urbanas ao fotojornalismo; da arquitetura moderna à moda.

               
Viaje pela arquitetura moderna do Brasil com as fotos de Marcel Gautherot


Graças às imagens do Street View, confira o icônico museu da Fundação Iberê Camargo, projetado por Álvaro Siza, vencedor do prêmio Pritzker, antes de entrar e admirar a extensa coleção de obras do pintor contemporâneo Iberê Camargo. Explore o quadro Ciclistas com uma impressionante riqueza de detalhes.

               
Explore cada pincelada da obra Ciclistas, de Iberê Camargo


Mas se astros do cinema e glamour são o que você quer, então o Museu da Imagem e do Som de São Paulo oferece uma oportunidade de andar ao lado de artistas consagrados em uma exposição com cenas marcantes e personagens grandiosos do cinema de São Paulo na década de setenta.

               
Um passeio pela memória do cinema paulista na década de 70


Finalmente, o Museu do Futebol, que se juntou ao Cultural Institute em junho deste ano, criou uma nova exposição: Futebol de Papel.

Agora já são oito museus brasileiros disponíveis on-line no Cultural Institute. Esperamos que outros se juntem a nós para mostrar para o mundo nossa cultura e história, tão ricas e únicas.

Postado por Victor Ribeiro, Diretor do Google Cultural Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário