sábado, 18 de julho de 2015

EDP abre seleção de projetos culturais

Estão abertas até 14 de agosto as inscrições para o Edital EDP 2015, voltado a organizações sociais, culturais e esportivas.
Na área cultural, são aceitos projetos aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura n° 8.313/91 (Lei Rouanet) artigo 18. A duração mínima deve ser de seis meses e a máxima de 12 meses, com execução entre janeiro/ de 2016 e junho de 2017.
Serão beneficiados municípios da área de concessão das empresas distribuidoras de energia (São Paulo e Espírito Santo) ou de áreas atingidas pelos empreendimentos de geração hidrelétrica (Enerpeixe/TO, EDP/ES, Investco/TO).
A prioridade será para projetos com ações voltadas ao fortalecimento do capital humano das comunidades, vinculadas a atividades escolares e extracurriculares (como arte-educação), pesquisa, diagnóstico e formação de recursos humanos, e projetos desenvolvidos em comunidades atendidas por outros programas da empresa nos setores de Perdas e Eficiência Energética.
Mais informações no site www.edp.com.br

quarta-feira, 15 de julho de 2015

MUSEU. Museu científico reúne mais de 3,5 milhões de peças em acervo no RS

Pouca gente sabe, mas o Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) abriga muitas raridades em seu subsolo. São mais de 3 milhões de peças encanta quem chega ao local com sede de conhecimento, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço (veja o vídeo).
Os grandes salões sempre estão com alguma grande novidade científica exposta. Mas é o que está nas salas dos arquivos, escondidas entre os corredores do movimentado museu, que agrega um valor gigantesco para a ciência. São peças coletadas há mais de 50 anos que formam a história do incrível do local.

Uma das salas é composta por inúmeros corpos de aves e mamíferos. Pode parecer sombrio, mas o coordenador das coleções científicas do museu, professor Carlos Alberto Lucena, garante que cada animal foi doado após serem encontrados mortos e que acervos como este ajudam a conhecer a biodiversidade. “O que colecionamos aqui é o que vai fazer com que as áreas pesquisem a existência de novas espécies em determinadas regiões”, diz.
Os insetos chegam congelados para os biólogos (Foto: RBS TV / Reprodução)Os insetos chegam congelados para os biólogos
(Foto: RBS TV / Reprodução)
Na sala, a temperatura e umidade do ambiente são controladas para evitar o ataque de insetos e fungos. Usados por pesquisadores, muitos animais que estão no local serviram de base para o conhecimento da espécie.
A maior coleção do acervo reúne mais de 450 mil espécies de peixes. “A coleção abriga algumas espécies que não são naturais das drenagens do Brasil. Temos um exemplar de cat fish americano coletado no Rio dos Sinos, que já não está mais restrito em suas criações”, completa o coordenador.
O biólogo Juliano Romanzini prefere a coleção de insetos. Ele é um dos responsáveis pela montagem e manutenção do acervo, que precisa ser feita com muita delicadeza, habilidade e paciência. “O pesquisador traz o inseto para a gente no laboratório e, em alguns casos, ele vem congelado. A gente descongela e faz a montagem com alfinetes especiais e cada ordem de inseto tem um local prévio para ser colocado esse alfinete”, conta Juliano.
No subsolo do museu, há também o acervo de plantas e fungos. O odor muda de acordo com cada reservatório. Em um deles, por exemplo, o cheiro de cânfora predomina, já que é usada para preservar o material.  Existem plantas coletadas em 1933, em Caxias do Sul, na serra gaúcha, e em 1944, no Morro Santana, em Porto Alegre.
O professor de paleontologia Marco Brandalise adora trabalhar com esses acervos. “O passado reserva grandes surpresas para nós, quando trabalhamos com pesquisa de paleontologia. Nós temos exemplares de rincossauros, que foram répteis importantes aqui no triássico do Rio Grande do Sul”, orgulha-se o professor.
 
Algumas peças das coleções às vezes deixam o subsolo pra serem expostas ao público no museu ou até mesmo em escolas, em ações educativas. Tudo é preservado com muito cuidado, de olho no futuro. “Uma coleção científica é para sempre. Por isso, o cuidado curatorial dela é constante, porque não será feito pra mim, vai ser para sempre”, afirma o coordenador Carlos Alberto Lucena.
Fonte: http://g1.globo.com/ em 27.06.2015

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Curso ensina a digitalizar documentos

Agendado para o período de 20 a 24 de julho, via internet, a sétima turma do curso Digitalização de documentos - básico, utilizando a plataforma ACERVO EAD de Ensino 'a Distância, com diversas facilidades, como podemos destacar:


 __Debates entre os partipantes;
  __Chat com o instrutor;
 __Facilidade de interagir com todos os participantes;
 __Avaliação do curso em cada Módulo.

O curso tem carga horária de 8 horas e ao final do mesmo, o participante receberá o seu certificado de participação, via Correios, confira a seguir a programação completa: Investir em serviços de digitalização de documentos para uma ampla gama de benefícios para seus negócios.

Este curso tem como objetivos orientar profissionais de todas as área so conhecimento no trabalho de digitalização de documentos, seja, em casa, na empresa ou no escritório, criando condições de realizar o trabalho com mais segurança, produtividade e facilitando o acesso as sinformações digitais.

Você aprenderá como digitalizar documentos, um passo a passo, para quem nunca fez um curso na área.

JUSTIFICATIVA
Estudos mostram que o trabalhador de escritório comum pode gastar até três horas em busca de documentos perdidos e extraviados. O uso de digitalização de documentos e software de gerenciamento de documentos, pode reduzir significativamente a busca, os documentos estarão disponíveis no clique de um mouse. O armazenamento de documentos produzidos e recebidos por uma empresa / instituição, exige uma quantidade significativa de espaço de armazenamento e, em crescimento. Documentos podem ser digitalizados com facilidade, gerando uma significativa redução de custos de armazenagem, porém, exige um bom planejamento, com definição o que digitalizar, para evitar gastos desnecessários.

PÚBLICO ALVO
Secretárias, Analista Contábil, Contador, Analista Fiscal, Auxiliar de Escrita Fiscal, Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Advogados, Arquivistas, Assistente Administrativo, Bibliotecários, Técnico em Arquivo, Museólogo, Técnico em Biblioteconomia, Estagiários de todas as áreas, Historiadores e profissionais que tem a responsabilidade de digitalizar documentos em empresa Contábil, áreas de Controladoria e Finanças, Departamento Contábil e Fiscal de empresas de todos os segmentos e portes.

FACILITADOR
Juan Cacio Peixoto
Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo | UFES Especialista em Organização de Arquivos | USP Consultor Organizacional da Acervo Organização e Guarda de Documentos Tem desenvolvido importantes projetos em Gestão De Documentos e Arquivos, em empresas de diferentes portes e segmentos.

PROGRAMA
- O que é Digitalização de Documentos * O que é Digitalização de Documentos? * O que é documento eletrônico? * O que é documento digitalizado? *Vantagens e benefícios da digitalização

2- Planejar antes de implementar * Qual é o trabalho que precisa ser feito? * Como será feito? * Quem deverá fazer o trabalho? * Aonde será feito? * Quanto tempo de trabalho? * Qual será o custo?

3 - Seleção dos documentos a digitalizar * É original; * Há outro exemplar na instituição em melhores condições; * O conteúdo está completo ou faltando alguma parte; * A informação está atualizada; * A informação está correta; 3.1 - Seleção dos documentos. Público Alvo * Quem deverá acessar os documentos; * Qual o perfil desta audiência; * Sigilosidade no acesso; * Nível de acesso aos documentos digitalizados;

4 - Etapas da digitalização * Preparação e Higienização; * Digitalização; * Indexação; * Controle de Qualidade; * Arquivamento Eletrônico; * Armazenamento;

5 - Indexação de documentos * Indexação manual * Indexação automática * Indexação automatizada com recursos de OCR ou leitura de código de barras * Importação de índice de outros sistemas * Padronização dos termos / Tesauro de Gestão de Pessoas

6 - Software * Visão geral e características; * Funcionalidades e recursos; * Captura; * Classificação; * Busca e visualização; * Integração; * Arquitetura e segurança; * Armazenamento (CD/DVD e Data Center)

7 - Materiais e equipamentos * Computador, monitor e scanners * Mesa, cadeiras e apoio; * Espaço físico e leiaute; * Apresentação de scanners por fornecedor convidado;

8 - Metodologia e Recursos * Aulas teóricas com recursos de slides e flip chart * Apresentação de filmes sobre o assunto * Apresentação de fornecedores de produtos para digitalização

DATA E LOCAL
20 a 24 de julho de 2015 - SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA
Realizado VIA INTERNET, utilizando a plataforma MOODLE de EAD. Cada dia é liberado um Módulo do curso, no último dia, você faz uma revisão.

HORÁRIO E CARGA HORÁRIA LIVRE
O curso fica disponível 24 horas, você faz no horário compatível com sua rotina. O curso tem carga horária de 8 horas, distribuida nos 04 Módulos.

INVESTIMENTO
R$ 550,00.

Pague no cartão de CRÉDITO em 10 X R$ 55,00. 

DESCONTOS
 __10% para BIBLIOTECÁRIOS, com registro no Conselho Regional de Biblioteconomia, obrigatório apresentação do registro, enviar para acervo@acervo.com.br

 __30% para estudantes de ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, HISTÓRIA, SECRETARIADO e MESTRADO nas áreas citadas, obrigatório o envio do comprovante de matrícula, para acervo@acervo.com.br O desconto não é CUMULATIVO.

FORMA DE PAGAMENTO
Pagamento através de cartão de crédito, boleto ou depósito bancário. As despesas/juros de parcelamento do cartão de crédito é de responsabilidade do participante.

MATERIAL
Material de apoio para download na plataforma do curso. Certificado de participação enviado pelos Correios, após a confirmação da participação e cumprimento de 75% da carga horária.

CONFIRMAÇÃO DO CURSO
O curso é realizado com qualquer número de participantes, portanto, ao proceder sua inscrição e efetuar o pagamento, sua participação já está confirmada.

As inscrições, poderão ser efetuadas através do endereço http://zip.net/bcqFW3 ou ligue 0800 887 0942.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Pessoas organizadas vivem mais, aponta pesquisa

Ser organizado pode render uns anos de vida a mais. É o que sugere uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. O estudo avaliou dados de 20 pesquisas relativas às características típicas de pessoas organizadas. Para os pesquisadores, traços psicológicos são tão importantes como fatores médicos e sociais na saúde.

O trabalho envolveu mais de 8,9 mil voluntários de países desenvolvidos e concentrou em particular três características deles: o autocontrole, a organização e a diligência (virtude humana de seguir um objetivo de vida). Eles descobriram que os dois últimos aspectos são os mais ligados à longevidade.

Entre outras características consideradas saudáveis estão o perfeccionismo, a confiança, a determinação, a competência e a obediência. "Pessoas mais conscienciosas têm melhores hábitos em relação à sua saúde, se arriscam menos, e tendem a ter empregos e casamentos mais estáveis", disse o psicólogo Howard Friedman, um dos autores do estudo.

O pesquisador revela ainda que pessoas mais disciplinadas tendem a ser mais felizes, e consomem menos drogas e álcool. Para a psicanalista Glória Sadala, coordenadora do mestrado em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, a pessoa mais organizada se cuida mais. "Essas pessoas têm mais vantagens porque vão regularmente ao médico e cuidam melhor da alimentação", acredita.

Com as férias de julho planejadas desde janeiro, Patrícia Narciso, 34 anos, é um bom exemplo de pessoa altamente disciplinada. Ela nunca se atrasou para o trabalho ou perdeu um compromisso. "Até mesmo a escolha do meu trabalho próximo de casa foi planejada. Eu preciso estar presente nas necessidades do meu filho de 7 anos e ainda gerenciar a qualidade do serviço prestado em um grande hospital particular. Por isso, tem que ter tudo organizado à minha volta", conta.

O estudante de administração Horácio Batista, 24 anos, também defende que o planejamento é fundamental para levar uma vida mais saudável. "Desde pequeno sou organizado, meu armário, por exemplo, é dividido por cor para facilitar na hora de sair", diz.

Mas a organização também pode ser um problema quando é excessiva. Sadala explica que ser organizado demais prejudica até os relacionamentos. "A organização é saudável, mas o excesso pode levar a patologias graves. Se a falta de programação acaba levando a pessoa a perder um compromisso importante, ser organizado demais também pode afastar as pessoas, por causa do comportamento exagerado. Ela acaba virando a famosa neurótica", revela.

Sem disciplina

O jovem Daniel Periard, 21 anos, é o oposto de Horácio, ele não se preocupa muito com a organização de casa e prefere ser mais exigente no seu ambiente de trabalho. "Eu sou mais disciplinado no trabalho, mas em casa eu conto com a ajuda da faxineira, que vai duas vezes ao mês. Não tenho agenda, então já esqueci várias vezes o aniversário do meu pai e da minha mãe", comenta.

A psicóloga Érica Morais, explica que uma pessoa organizada em excesso terá o mesmo tratamento daquelas completamente desorganizadas. "O trabalho terapêutico é praticamente o mesmo, temos que buscar o equilíbrio com as atividades diárias. Partimos de uma tentativa de reorganizar sua rotina", afirma.

Terapia semelhante

"No caso de uma pessoa extremamente disciplinada, é preciso fazer uma lista de prioridades e reservar um tempo a mais para o lazer, por exemplo. Com o desorganizado acontece a mesma coisa. Só que focamos mais nas medidas de reeducação de hábitos diários para estabelecer uma rotina de afazeres", explica a psicóloga.


Fonte: www.terra.com.br em 08.02.2009