quinta-feira, 31 de outubro de 2013

9 hábitos simples para atingir o sucesso

9 hábitos simples para atingir o sucesso

Quer crescer na sua empresa, mas não sabe como conseguir isso sem parecer desesperado?
Você provavelmente possui habilidade e conhecimento necessário para crescer na empresa. Entretanto, essas características não são as únicas que você precisa ter para atingir o sucesso. Veja 9 hábitos simples que irão deixá-lo cada vez mais perto de seus objetivos:

1. Vista-se para o sucesso

Acredite: você deve se vestir de acordo com o seu emprego dos sonhos, e não o emprego em que você está. Parece clichê, mas ter uma imagem profissional é o caminho mais certo para o sucesso. 

2. Pontualidade

Chegar no horário, ou até uns 5 minutos antes, demonstra comprometimento com a empresa. Claro que, de vez em quando, irão acontecer imprevistos e você não vai chegar no horário. Mas se você for conhecido como um funcionário pontual, as exceções serão facilmente entendidas pelo seu chefe. 

3. Respeito

É essencial que você demonstre respeito com todas as pessoas no escritório, tanto com os seus superiores quanto os demais funcionários. Isso demonstra que você sabe lidar de forma profissional com os mais diversos tipos de pessoas. 

4. Celular

Nunca se esqueça de manter a "etiqueta do celular": quando estiver em uma reunião, coloque o celular no silencioso. Quando precisar atender uma ligação, saia da sala. Parece que não, mas mostrar bom senso quando estiver usando o celular é um grande diferencial. 

5. Simpatia

Mesmo que você tenha vários problemas pessoais, é essencial que você não os deixe influenciar no ambiente de trabalho. Sorria e cumprimente todas as pessoas que trabalham que você. Aprenda a separar o lado pessoal do profissional – seus colegas não precisam aguentar o seu mau humor. 

6. Fofoca

Sempre evite espalhar fofocas e não inicie qualquer tipo de comentário, maldoso ou não, sobre os seus colegas de trabalho. Fofoca é uma das formas mais eficientes de "queimar o filme" na empresa. 

7. Aperto de mão

O aperto de mão é um aspecto muito visado na hora que conhecemos uma pessoa. Seu aperto de mão deve ser firme, mas não em excesso, e é importante ter contato visual nessa hora. Esse é um dos momentos que você pode mostrar a sua autoconfiança e simpatia. 

8. Elogie

Quando o seu colega fizer um bom trabalho, não tenha medo de elogiá-lo. Dessa forma, você vai demonstrar humildade, além de reconhecer o esforço dos outros. 

9. Empatia

Quando tiver um novo funcionário no escritório, seja compreensivo e ajude-o nas tarefas. Divida o seu conhecimento, seja simpático e tire as dúvidas.

Fonte: Universia Brasil

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Número de testamentos cresce em São Paulo




De janeiro a julho deste ano, os cartórios de notas no Estado de São Paulo lavraram 4.856 testamentos, um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 4.690 atos. Depois de São Paulo, onde foram lavrados 2.532 atos, os destaques são Campinas e Santos, com 137 e 130 testamentos, respectivamente.

Para o Colégio Notarial do Brasil - Seção SP, o número de testamentos vem aumentando porque a população está descobrindo as vantagens de se fazer testamento, como evitar desavenças entre os herdeiros. 
De acordo com o tabelião Paulo Vampré, diretor do CNB-SP, há grupos distintos que procuram os tabelionatos para lavrar testamento. "Há pelos menos cinco perfis mais comuns entre os testadores", explica.

O primeiro é formado por casais de meia idade e o objetivo deles é deixar o máximo que a lei permite um para o outro, retardando a entrega dos bens aos filhos. 
Um segundo grupo é formado por empresários preocupados com o processo sucessório
. "Muitas vezes eles preferem deixar o controle acionário para apenas um dos filhos a fim de evitar disputas", explica Vampré.
O terceiro grupo é formado por pessoas que tiveram vários casamentos, com muitos filhos e ex-maridos ou ex-mulheres. Os casais homoafetivos formam um grupo à parte, de acordo com o tabelião. 
Finalmente, o quinto grupo é formado por pessoas que não têm herdeiros
 (até o 4º grau) e deixam seus bens a amigos e empregados ou, muitas vezes, para entidades beneficentes. Caso contrário, tudo fica com a prefeitura das cidades onde vivem. O testamento pode ser feito para disposições não patrimoniais

Fonte: Jornal DCI - 1188ª  edição. São Paulo, 22 de Outubro de 2013. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Aplicando os 5S na organização de sua casa

APLICANDO OS 5S NA ORGANIZAÇÃO DE SUA CASA

Juan Cacio Peixoto*

A organização da residência não é uma tarefa fácil, devido a correria do dia a dia, não temos tempo para parar, e fazer a organização dos armários, caixas, pacotes, arquivos, fotos, gavetas etc., a organização nos permite encontrar muito rápido tudo que precisamos.

A necessidade maior na organização é quando necessitamos de localizar uma conta já paga, para por exemplo, evitar o corte de água, luz, gás ou telefone, ai, começa a correria, procura ali, olha aqui, abre caixas, procura nas gavetas, revira toda a papelada, e ... nada de encontrar.

A agilidade na localização de documentos, facilita o cumprimento de leis que definem o prazo de guarda, porém, o hábito de guardar sem necessidade, enche gavetas, armários, pastas, arquivos e muitos outros meios de armazenar documentos, em vários casos, evita-se eliminar por medo e insegurança, SI alguém pedir?

Se você já passou por alguma dessas situações, precisa aplicar em sua residência, o programa de qualidade 5S, criado pelos administradores japoneses.


Dicas de como aplicar em sua residência:

1- Senso de utilização
Identifique tudo aquilo que não mais utiliza, faça uma análise de todos os objetos, documentos e equipamentos inservíveis, separando-os por grandes categorias: Documentos, equipamentos, peças, roupas, eletrodomésticos etc.

Para definir o que realmente utilizar, faça algumas perguntas:
  • Qual a freqüência de utilização?
  • Se for documento, é cópia ou original? Preciso guardar?
  • Eletrodoméstico, está em funcionamento, quebrado?
  • Eletrodoméstico, se quebrado, vai levar para conserto? Vai doar?
  • Se for documento, conheço o prazo legal de guarda? Posso eliminar?
  • Roupas, ainda vou utilizar? Posso doar?
  • Restos de obra, que você não vai mais utilizar?

Na eliminação, fragmente a documentação, é uma garantia, para que pessoas não autorizadas, leia informações sigilosas.

Em casa, utilize a tesoura e picote os documentos, depois, separe em sacos de lixo diferentes, coloque na lixeira em dias alternados.

Se fizer doação, procure uma entidade assistencial de sua cidade, que possui Loja de Material Usado, você estará contribuindo para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

2- Senso de organização
Identificar e organizar tudo, para que todos possam localizar facilmente. Utilize etiquetas para sinalizar os armários, caixas, pacotes, estantes etc.

Se for documento, utilize etiqueta o com o título do documento em pastas suspensa, caixas, estanterias e arquivos de 4 gavetas etc.

Em casa, utilize cores para identificar pastas/caixas com documentos, agiliza a busca.

Não deixe de produzir um Índice/Inventário de toda a documentação arquivada.

3- Senso de saúde, higiene e limpeza
Manter o ambiente de sua casa sempre favorável a saúde e higiene.

Mantenha as mesas sempre limpa, no final de cada tarefa em casa, guardetudo que utilizou para executá-la, para que se possa começar sem transtornos o dia seguinte.

Restos de alimentos, atrai insetos, que poderão transmitir doenças e danificar documentos, utilize um triturador para restos de alimentos.

Nos armários, deve ser limpo diariamente, para evitar acúmulo de poeiras, traças, baratas e outros animais.

Equipamentos fora de uso, deve ser vendido ou doado, o excesso de materiais inservíveis no ambiente, dificulta a limpeza, ocupa espaço desnecessário e cria esconderijo de animais.


4- Senso de conservação e manutenção
Faça um planejamento de suas tarefas diárias, priorize organizar, documentos, materiais e equipamentos que utiliza diariamente, mantenha-os em local de fácil acesso.

Reúna sua família, mostre a importância de manter tudo organizado, de maneira que todos se comprometam a colaborar com as mudanças implementadas.

Restos de obra, deve ser entregue em ponto de recebimento, especialmente preparado pela Prefeitura, verifique a existência deste ponto em sua cidade.


5- Senso de autodisciplina


Convencidos das vantagens dos quatro Ss, sua família passará a cumprir as regras estabelecidas, sem necessidade de cobrança.


Crie uma lista de tarefas diária, semanal, mensal e anual, isto facilitará a manutenção da rotina e tudo que deverá ser organizado.

Tem no mercado muitos aplicativos que ajudam a manter esta rotina registrada, programe o disparo de e-mail para toda a família, alertando das tarefas que deverão ser cumpridas.

Mantenha sua caixa de e-mail sempre atualizada, evitando perder tempo na busca de informações.

Não esqueça que uma boa organização, dependerá muito do cumprimento de uma rigorosa rotina de tarefas, que você deverá ser o primeiro a cumprir, para dar bons exemplos para toda a família.



*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, Especialista em Organização de Arquivos e Consultor Organizacional, para saber mais, acesse o BLOG JUAN PEIXOTO em http://juanpeixoto.acervo.com.br

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ACERVO realizará curso com o software livre BIBLIVRE

ACERVO realizará curso com o software livre BIBLIVRE


A ACERVO estará realizando nos dias 24 e 25 de Setembro, na cidade de São Paulo/SP, o curso Utilizando o software BIBLIVRE, ocupando uma lacuna nesta área de automação de Biblioteca, para aqueles que desejam automatizar sua Biblioteca, e não pode adquirir software ou está utilizando o BIBLIVRE e não conhece todas as suas funcionalidades.

Recomendado também para Biblioteca Particular/Pessoal, o BIBLIVRE é uma ferramenta essencial para contribuir na organização da Biblioteca e a imediata recuperação de informação.

Há anos utilizando o BIBLIVRE, o Bibliotecário Nelson Marcos Ferreira, ministrará o curso, com carga horária de 16 horas.

Profissional experiente e grande defensor da utilização de software livre, dará dicas importantes para a utilização do BIBLIVRE, facilitando e agilizando sua implantação.

O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes. 

Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo.

O sistema é licenciado como General Public Licence da Free Software Foundation (GPLv3) e foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional 
(SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ., no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.

O projeto foi patrocinado inicialmente pela IBM-Brasil e desde 2007 seu patrocinador exclusivo é o Instituto Itaú Cultural. Sua versão 3.0 possui versões em Inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.

Hoje, o BIBLIVRE é sucesso em todo o Brasil, assim como no exterior e, por sua extrema relevância cultural, vem se firmando como o aplicativo de escolha para a inclusão digital do cidadão.

Reserve já sua vaga, são apenas 20 vagas, o curso terá a utilização de microcomputador para aulas práticas.

Faça sua inscrição em nosso site www.acervo.com.br