terça-feira, 12 de novembro de 2013

Incêncio atinge archive.org em São Francisco

Nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, um incêndio destruiu o centro de coleta de material do Archive.org, em São Francisco, na Califórnia. A organização é uma espécie de "biblioteca digital", dedicada a preservar digitalmente materiais como livros, microfilmes e filmes. Também conserva páginas de internet e é a principal instituição de conservação de material desse tipo.
Ninguém foi ferido e, embora uma pequena quantidade de objetos que aguardavam digitalização tenham sido destruídos, a maior parte do acervo estava armazenada em outro arquivo físico e os dados já armazenados não foram afetados.
Mesmo assim, o prejuízo foi estimado em 600 mil dólares e, agora, o Archive.org apela para que internautas doem dinheiro e ajudem na reconstrução dos aparelhos danificados. A organização também aproveita a ocasião para reforçar a importância de preservar esse tipo de material digitalmente, para não deixar conhecimento e arte à mercê de eventualidades como estas. Acredita-se que o incêndio tenha começado na seção de microfilmes, mas a causa do início do fogo não foi revelada pela instituição.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

eSocial revoluciona o RH

A partir de 2014, escrituração digital provocará mudança nos processos internos de gestão de pessoas das empresas e aprimorará a qualidade das informações repassadas aos órgãos públicos


Marina Schmidt

ANTONIO PAZ/JC
Não é preciso ir muito longe para perceber que o eSocial, mesmo antes de se tornar realidade nas empresas, tem gerado preocupações a todos os profissionais e setores que vão ter que se adequar a eles – e não são poucos. A regra, que entra em vigor em 2014, atinge desde pessoas físicas que empregam trabalhadores domésticos a empresas de todas as modalidades e enquadramentos, passando por consultores, auditores, contadores, advogados e analistas de sistemas, pode-se concluir que a abrangência das novas regras é irrestrita. Mais do que isso: esse alcance se estende a milhares de empregados e também a profissionais autônomos.

Diante desse cenário, a apreensão logo se justifica, embora o cumprimento das exigências trabalhistas e contábeis, de fato, não tenha mudado. Mas, se não mudou, qual é o foco das preocupações? Os empregadores serão responsáveis por gerar e entregar as mesmas informações com as quais já estão habituados, mas as rotinas que envolvem esses processos, inevitavelmente, sofrerão mudanças, que para muitas organizações podem ser drásticas.

A adesão ao novo sistema trará como consequência um departamento de Recursos Humanos mais dinâmico, graças à necessidade de repassar dados em tempo real, e integrado com outras áreas, diante da necessidade em obter informações que comumente estão relegadas aos setores financeiros e de serviços das empresas. São mudanças relevantes que exigirão mais do que conhecimento, obrigando as organizações a rever processos e, mais do que isso, implementar uma mudança significativa de comportamento.

Passando a fase da adequação, no entanto, a perspectiva é de que a medida facilite processos, eliminando o reenvio de uma mesma informação a mais de um órgão e fazendo com que os envios ocorram de forma automática, sem que seja necessário levantar e apurar documentos físicos mensal ou anualmente.

Obrigações acessórias substituídas pelo eSocial

  • Livro de registro de empregado
  • Folha de pagamento
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)
  • Perfil profissiográfico previdenciário
  • Arquivos eletrônicos entregues à fiscalização (Manad)
  • Termo de rescisão e formulários do seguro desemprego
  • Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Gfip)
  • Relação Anual de Informações Sociais (Rais)
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged)
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf)

Fonte: Assessoria Tributária – Fecomércio-RS 

9 hábitos simples para atingir o sucesso

9 hábitos simples para atingir o sucesso

Quer crescer na sua empresa, mas não sabe como conseguir isso sem parecer desesperado?
Você provavelmente possui habilidade e conhecimento necessário para crescer na empresa. Entretanto, essas características não são as únicas que você precisa ter para atingir o sucesso. Veja 9 hábitos simples que irão deixá-lo cada vez mais perto de seus objetivos:

1. Vista-se para o sucesso

Acredite: você deve se vestir de acordo com o seu emprego dos sonhos, e não o emprego em que você está. Parece clichê, mas ter uma imagem profissional é o caminho mais certo para o sucesso. 

2. Pontualidade

Chegar no horário, ou até uns 5 minutos antes, demonstra comprometimento com a empresa. Claro que, de vez em quando, irão acontecer imprevistos e você não vai chegar no horário. Mas se você for conhecido como um funcionário pontual, as exceções serão facilmente entendidas pelo seu chefe. 

3. Respeito

É essencial que você demonstre respeito com todas as pessoas no escritório, tanto com os seus superiores quanto os demais funcionários. Isso demonstra que você sabe lidar de forma profissional com os mais diversos tipos de pessoas. 

4. Celular

Nunca se esqueça de manter a "etiqueta do celular": quando estiver em uma reunião, coloque o celular no silencioso. Quando precisar atender uma ligação, saia da sala. Parece que não, mas mostrar bom senso quando estiver usando o celular é um grande diferencial. 

5. Simpatia

Mesmo que você tenha vários problemas pessoais, é essencial que você não os deixe influenciar no ambiente de trabalho. Sorria e cumprimente todas as pessoas que trabalham que você. Aprenda a separar o lado pessoal do profissional – seus colegas não precisam aguentar o seu mau humor. 

6. Fofoca

Sempre evite espalhar fofocas e não inicie qualquer tipo de comentário, maldoso ou não, sobre os seus colegas de trabalho. Fofoca é uma das formas mais eficientes de "queimar o filme" na empresa. 

7. Aperto de mão

O aperto de mão é um aspecto muito visado na hora que conhecemos uma pessoa. Seu aperto de mão deve ser firme, mas não em excesso, e é importante ter contato visual nessa hora. Esse é um dos momentos que você pode mostrar a sua autoconfiança e simpatia. 

8. Elogie

Quando o seu colega fizer um bom trabalho, não tenha medo de elogiá-lo. Dessa forma, você vai demonstrar humildade, além de reconhecer o esforço dos outros. 

9. Empatia

Quando tiver um novo funcionário no escritório, seja compreensivo e ajude-o nas tarefas. Divida o seu conhecimento, seja simpático e tire as dúvidas.

Fonte: Universia Brasil

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Número de testamentos cresce em São Paulo




De janeiro a julho deste ano, os cartórios de notas no Estado de São Paulo lavraram 4.856 testamentos, um aumento de 3,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 4.690 atos. Depois de São Paulo, onde foram lavrados 2.532 atos, os destaques são Campinas e Santos, com 137 e 130 testamentos, respectivamente.

Para o Colégio Notarial do Brasil - Seção SP, o número de testamentos vem aumentando porque a população está descobrindo as vantagens de se fazer testamento, como evitar desavenças entre os herdeiros. 
De acordo com o tabelião Paulo Vampré, diretor do CNB-SP, há grupos distintos que procuram os tabelionatos para lavrar testamento. "Há pelos menos cinco perfis mais comuns entre os testadores", explica.

O primeiro é formado por casais de meia idade e o objetivo deles é deixar o máximo que a lei permite um para o outro, retardando a entrega dos bens aos filhos. 
Um segundo grupo é formado por empresários preocupados com o processo sucessório
. "Muitas vezes eles preferem deixar o controle acionário para apenas um dos filhos a fim de evitar disputas", explica Vampré.
O terceiro grupo é formado por pessoas que tiveram vários casamentos, com muitos filhos e ex-maridos ou ex-mulheres. Os casais homoafetivos formam um grupo à parte, de acordo com o tabelião. 
Finalmente, o quinto grupo é formado por pessoas que não têm herdeiros
 (até o 4º grau) e deixam seus bens a amigos e empregados ou, muitas vezes, para entidades beneficentes. Caso contrário, tudo fica com a prefeitura das cidades onde vivem. O testamento pode ser feito para disposições não patrimoniais

Fonte: Jornal DCI - 1188ª  edição. São Paulo, 22 de Outubro de 2013.