terça-feira, 12 de novembro de 2013

Incêncio atinge archive.org em São Francisco

Nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, um incêndio destruiu o centro de coleta de material do Archive.org, em São Francisco, na Califórnia. A organização é uma espécie de "biblioteca digital", dedicada a preservar digitalmente materiais como livros, microfilmes e filmes. Também conserva páginas de internet e é a principal instituição de conservação de material desse tipo.
Ninguém foi ferido e, embora uma pequena quantidade de objetos que aguardavam digitalização tenham sido destruídos, a maior parte do acervo estava armazenada em outro arquivo físico e os dados já armazenados não foram afetados.
Mesmo assim, o prejuízo foi estimado em 600 mil dólares e, agora, o Archive.org apela para que internautas doem dinheiro e ajudem na reconstrução dos aparelhos danificados. A organização também aproveita a ocasião para reforçar a importância de preservar esse tipo de material digitalmente, para não deixar conhecimento e arte à mercê de eventualidades como estas. Acredita-se que o incêndio tenha começado na seção de microfilmes, mas a causa do início do fogo não foi revelada pela instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário