domingo, 4 de agosto de 2013

Fazendo o "backup" dos e-mails

Alessandra Kormann

Como faço o "backup" dos e-mails? Quando preciso, eu guardo os anexos que recebo, mas gostaria de salvar as mensagens também. Tenho várias pastas separadas na minha caixa postal.

Fazer "backup" de vez em quando é essencial. Afinal, já pensou perder documentos ou aquelas fotos de um acontecimento familiar importante?
Para não correr esse risco, o ideal é guardar os arquivos mais preciosos em um pen drive ou um HD externo.
Salvar imagens, textos ou músicas não é nenhum mistério, mas e os e-mails? Um jeito simples é criar duas contas de e-mail gratuitas, sendo uma para "backup". Aí, é só encaminhar todas as mensagens que deseja ao segundo endereço eletrônico. Assim, vc nem precisa se preocupar com espaço.
Porém, atenção: a maioria das contas gratuitas é desativada dp de um tempo sem acesso. Por isso, entre nos e-mails regularmente para mantê-los ativos.
Para quem utiliza Outlook, tb é possível salvar os e-mails (inclusive os separados por pastas) em um arquivo do tipo ".pst", que pode ser recuperado dp.
Vá a "Arquivo", "Importar e Exportar", "Exportar para um arquivo", "Arquivo de pasta particular (.pst)" e "Avançar". Selecione para onde deseja exportar e marque "Incluir subpastas". Avance, anote o local em que conteúdo ficará salvo e clique em "Concluir".
Se precisar importar a pasta um dia, vá a "Arquivo", "Importar e Exportar", "Importar de outro programa ou arquivo" e "Avançar". Escolha "Arquivo de pasta particular (.pst)", avance e localize o arquivo de "backup". Dp, aperte em "Avançar" e "Concluir".
Fonte: www.agora.uol.com.br

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SP inaugura primeira praça digital do município

A Secretaria de Serviços de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital, realiza nesta quinta-feira (01/08), às 14h, um teste de conceito do Projeto Praças Digitais.
O secretário municipal Simão Pedro estará na Praça Dom José Gaspar (Centro) para abrir o sinal de WiFi livre e gratuito para ser testado pela população. O padrão a ser testado foi estabelecido pela Secretaria e pela Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Município de São Paulo) para a prestação do serviço público de WiFi em 120 Praças Digitais (Meta no. 58 do Programa de Metas 2013-2016 da Prefeitura).
O teste será realizado com a colaboração da Idea –Planejamento de Redes Metropolitanas. A Idea vai deixar o sinal aberto na Praça Dom José Gaspar até que o prestador de serviço a ser escolhido pela licitação das Praças Digitais inicie a instalação de sua rede.
A Praça Dom José Gaspar é uma das 120 praças onde a prefeitura vai implantar o projeto. O teste também vai permitir avaliar o prazo necessário para instalar equipamentos e conexão em uma praça.
Os principais requisitos para a infraestrutura são os seguintes:
. conexão de 512 kbps efetivos por usuário, para download e upload;
. qualidade, estabilidade e garantia de banda que contemplem diversos usos da internet, inclusive streaming, voz sobre ip e video;
. infraestrutura que assegure o acesso à internet por meio de dispositivos de diversos tipos, como smartphones, tablets, notebooks, netbooks;
. um sistema de gestão que permita detectar e evitar possíveis incidentes e cumprir determinações legais e judiciais;
. a neutralidade não pode ser quebrada. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por ip de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo, exceto para cumprir legislação em vigor;
. medição da estabilidade, disponibilidade e capacidade da banda por meio do SIMET - Sistema de Medição de Tráfego Internet, disponível pela internet para qualquer usuário; e pelos SIMET - Boxes desenvolvidos pelo NIC.br e doados ao projeto Praças Digitais.
A Coordenadoria de Conectividade e Convergência Digital vai acompanhar o teste e, durante toda sua duração, coletar os dados gerados pelo sistema de gerenciamento da Idea e pelo SIMET, além de receber contribuições e sugestões dos usuários pelo Twitter (@wifi_livre) e pelo Facebook (Wifi_Livre) do projeto.
O que são as Praças Digitais?
A iniciativa da Prefeitura, uma parceria da Secretaria de Serviços com a Prodam busca levar o acesso à internet para as principais praças de cada Subprefeitura e para marcos simbólicos da cidade. A ação encoraja a cidadania por meio da inclusão digital.
O número de localidades públicas atendidas é de 120 distribuídas entre os 96 distritos da capital. A disponibilidade dos serviços será divida conforme a demanda do local, regiões consideradas críticas com grande circulação de pessoas terão uma cobertura de 99% com eventos esporádicos e o restante não-crítico é de 96%. Posteriormente, outras praças podem ser consideradas críticas também.
A velocidade mínima da internet gerada é de 512kbs e tem uso irrestrito para qualquer cidadão que tenha um dispositivo compatível com o sistema WiFi. A velocidade da conexão será medida pela NIC.BR em parceria com a Secretaria de Serviços. O Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (Simet) a ser instalado nas praças é o instrumento que atestará o nível da conexão.
Fonte: http://www.ipnews.com.br

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cartórios de SP e ES fazem primeira transmissão eletrônica de certidões de registro civil

Os cidadãos dos estados de São Paulo e Espírito Santo podem, a partir desta segunda-feira, 29/07, solicitar certidões no cartório mais próximo, mesmo residindo residam em Estados diferentes de onde estão seus registros. É que os dois estados realizam hoje a primeira transmissão eletrônica de certidões de nascimento do País.
O novo serviço, que será disponibilizado de imediato à população destes Estados, permitirá ao cidadão que nasceu em território capixaba e hoje mora em São Paulo solicitar e receber certidões de nascimento, casamento ou óbito do Espírito Santo em qualquer cartório paulista.
Da mesma forma, cidadãos que nasceram no Estado de São Paulo e hoje moram no Espírito Santo poderão se dirigir a qualquer cartório capixaba e solicitar e receber certidões de seus registros que se encontram em qualquer cartório paulista. A inédita iniciativa de interligação eletrônica entre os cartórios de Registro Civil dos dois Estados diminuirá os custos do cidadão, que não terá mais que contratar despachantes ou mesmo se deslocar ao seu Estado de origem para obter seu documento.
O projeto do Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados, desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) e integrado pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES), é regulamentado pelo Poder Judiciário dos dois Estados, e prevê para os próximos meses a integração dos Estados do Paraná, Acre, Santa Catarina, Rondônia e Amazonas.
Todo o projeto se desenvolve em plataforma online, com segurança lastreada por meio de certificação digital em todos os seus procedimentos e prevê ainda para os próximos meses a disponibilização eletrônica de certidões em formato totalmente eletrônico.
Além da transmissão eletrônica de certidões, o sistema permite a centralização dos dados de nascimentos, casamentos e óbitos, a troca de comunicações eletrônicas entre os cartórios e a realização de registros online em maternidades, contribuindo para a redução do sub-registro no Brasil.
Segundo Luis Carlos Vendramin Junior, presidente da Arpen, a infraestrutura utilizada pelos cartórios de São Paulo está sendo utilizada para todos os cartórios de registro civil do Espírito Santo. “Mais importante do que conseguir emitir uma 2ª via de certidão de nascimento é saber onde ela está lavrada”, diz ele.
Para viabilizar o projeto de digitalização e armazenamento das certidões, Vendamin Junior diz que a Arpen possui contratos com a Locaweb, onde estão hospedados os servidores de banco de dados e de aplicativos; e com a Alog, onde está o servidor de armazenamento (storage).
Um pool de operadoras, inclusive de serviço móvel, garante a conectividade ao serviço. Cada cartório, no entanto, é responsável pela contratação do seu serviço de banda larga para acessar o sistema. “As ferramentas rodam com baixa necessidade de banda. Não tem muita imagem. As certidões são todas em XML”, explica Vendamin Junior.
Segundo ele, a Arpen negocia parceria com outros Estados para expandir o serviço,mas depende de acordos de cooperação individuais. “São necessários consentimentos das Corregedorias dos Estados”, ressalta.
Atualmente, São Paulo possui acordo de cooperação com vários estados – cada um fazendo alguma parte do processo. Amazonas, por exemplo, já localiza o registro e faz a “carga” das informações.
São Paulo e Espírito Santo somam mais de 1200 cartórios de registro civil. Os cartórios conveniados ao sistema – em parte ou totalmente – somam 1921 (Acre, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins).
No Brasil há aproximadamente 7 mil cartórios de registro civil.
Fonte: http://www.ipnews.com.br

sábado, 27 de julho de 2013

Implantação do CEDOC é concluida no PTI

Com a mais moderna metodologia de organização, foi concluído neste mês, o trabalho de implantação do Centro de Documentação da Fundação Parque Tecnológico Itaipu/PTI, na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

Os Objetivos do CEDOC devem estar expressos como sub-passos necessários para que a missão seja cumprida.
 Principais objetivos do CEDOC: 

 __Centralização e processamento técnico da documentação administrativa, técnica, bibliográfica etc.; 

__Racionalização dos custos de processamento e manutenção do sistema de informação e documentação; 

__Preservação da memória da empresa; 

__Conscientização da empresa em relação ao uso e produção de informações; 

__Análise crítica de informações bibliográficas com a finalidade de transforma-las em gerenciais;

Implantado com todas as condições de segurança, seguindo as recomendações da NBR 9050 - Acessibilidade, com corredores para pessoa com deficiência física, o CEDOC, é uma referência no gerenciamento da documentação e informação.

Parabéns a equipe da ACERVO, que atuou no Projeto.