sábado, 6 de janeiro de 2018

EM 2018 ... EU VOU ORGANIZAR ... VOU JOGAR FORA ... VOU FAZER UMA LIMPEZA ... MUITA COISA EU NÃO USO ...

*Juan Cacio Peixoto

A cada virada de ano, vem as promessas, eu vou .... eu vou .... eu vou fazer .... e por aí vai  ... vou organizar ... vou jogar fora .... vou fazer uma limpeza ... muita coisa eu não uso ....  vou doar ... vou guardar por mais um tempo ... promessas e mais promessas, colocar a mão na massa diariamente, é uma boa solução, para começar bem o ano.

Nós acreditamos para que para atingirmos nossos objetivos, temos que ter SONHOS e fazer tudo para alcança-los, compartilhando com as pessoas que estão a nossa volta, colegas de trabalho, amigos, familiares e com as pessoas de nosso convívio social. 


Criar condições para que possamos atingir nossos objetivos, é um passo importante nesta caminhada, enumeramos aqui, com base no conceito 5s, algumas dicas, para começarmos o ano, buscando nossos SONHOS, e principalmente, saindo da promessa para a prática.

O que é bom para nós. Muita coisa, objetos, pastas, armários e documentos, ocupam espaço desnecessário no ambiente de trabalho e em casa, analise com cuidado o que realmente irá precisar, veja o que é bom para sua casa, empresa e melhore o ambiente de trabalho, descarte, doe ou envie para Almoxarifado, Arquivo Central etc.

Com esta organização, coisas, que que haviam sumido aparecem.


O lugar de cada coisa. O armário para cada coisa, facilita a disciplina. Guarde diariamente, não deixe para depois, providencie para sua casa ou empresa, um lugar para arquivar os documentos e mantenha-os em local de fácil acesso. 

Limpar e não sujar. Limpar é bom, melhor ainda não sujar. Manter o ambiente limpo e agradável, facilita o desenvolvimento do trabalho. Pensamento limpo, traz felicidade, relacionamento limpo, traz amizade.

Bom para cabeça e corpo. A desorganização ajuda no aumento do STRESS diário, portanto, uma boa receita para combate-lo é manter sua casa e empresa organizada.

As pessoas se irritam facilmente, quando são cobradas, e o documento não localizado, é motivo de impaciência, irritação, ansiedade ou partir para o "tudo ou nada", vou dizer que não encontrei, porque, estou sem paciência para procurar hoje, amanhã, com mais calma, reiniciarei a busca, tudo causa do STRESS.

Sabendo se cuidar. Se todos os dias, guardar suas coisas (calçados, roupas, cadernos etc) no lugar certo, arquivar documentos e manter uma rotina de dedicar alguns minutos para colocar tudo em ordem, o seu início de ano, será muito tranquilo.

A aplicação dos 5s é um programa para melhorar a vida em casa e no trabalho. Com ele podemos organizar de uma gaveta a uma empresa ou nossa casa inteira, praticando, teremos Qualidade de Vida. Feliz Ano Novo.


*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de Documentos, especializada na organização, guarda e digitalização de arquivos e documentos, para saber mais, acesse www.acervo.com.br









Um comentário: