Organização é o princípio de tudo, mantê-la significa competência. Alfredo Valente Júnior
quarta-feira, 17 de abril de 2013
PLANEJE SUA POS - VIDA DIGITAL COM O GERENCIADOR DE CONTAS INATIVAS
Ninguém gosta de pensar muito sobre a morte, ainda mais sobre a própria. Mas planejar o que acontecerá depois que você se for é muito importante para as pessoas que ficam para trás. Então, lançamos um novo recurso que facilita informar ao Google a sua vontade quanto aos seus bens digitais, quando você morrer ou não puder mais usar a sua conta.
Trata-se do Gerenciador de Contas Inativas: não é lá um nome fantástico, mas acredite, as outras opções eram ainda piores. O recurso pode ser encontrado na página de configurações da conta do Google. Você pode nos orientar com relação ao que fazer com as suas mensagens do Gmail e dados de vários outros serviços do Google se a sua conta se tornar inativa por qualquer motivo.
Por exemplo, você pode escolher que seus dados sejam excluídos depois de três, seis, nove ou doze meses de inatividade. Ou ainda pode selecionar contatos em quem você confia para receber os dados de alguns ou todos os seguintes serviços: +1s; Blogger; Contatos e Círculos; Drive; Gmail; Perfis do Google+, Páginas e Salas; Álbuns do Picasa; Google Voice e YouTube. Antes que os nossos sistemas façam qualquer coisa, enviaremos uma mensagem de texto para o seu celular e e-mail para o endereço secundário que consta nos seus settings da conta.
Esperamos que este novo recurso ajude no planejamento da sua pós-vida digital e proteja a sua privacidade e segurança, além de facilitar a vida dos seus entes queridos depois da sua morte.
Postado por: Andreas Tuerk, gerente de produtos
Fonte da postagem
sábado, 6 de abril de 2013
ANALISE ANTES DE FAZER O ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS
ANALISE ANTES DE FAZER O ARQUIVAMENTO DE DOCUMENTOS
*Juan Cacio Peixoto
Para facilitar a análise e seleção de
documentos a serem arquivados no Arquivo Central, Centro de Documentação ou
envio a guarda externa, elaboramos este procedimento para facilitar o envio.
1.1- Aplique o SENSO DE UTILIZAÇÃO
Identifique documentos que não mais
utiliza, faça uma análise dos mesmos, separando-os por grandes categorias:
Contábil, Fiscal, Administrativo, Legal, Recursos Humanos, Pessoal/Particular,
Administrativo e Histórico etc.
Para definir o que realmente utilizar,
faça algumas perguntas:
- Qual
a frequência de consulta ao documento?
- É
cópia ou original? Preciso guardar?
- O
documento contém informações importantes? Tenho digitalizado? Posso fazer
prova com documento digitalizado?
- O
documento já atendeu meu objetivo?
- Conheço
o prazo legal de guarda? Posso eliminar?
Excesso de materiais inservíveis no
ambiente de trabalho dificulta a limpeza, ocupa espaço desnecessário.
1.2-
Normas ISO
Se a sua área já foi certificada pela
Norma ISO, aplique os critérios de análise, seleção e descarte de documentos,
definidos na mesma, dará mais segurança na transferência dos documentos e informações
o que deve ser guardado e por quanto tempo.
1.3-
Definir qual o destino da documentação:
Utilize as orientações abaixo para
definir qual o destino da documentação:
__Arquivo
Corrente = utilização constante, prioritários os últimos 03 meses do ano
vigente e, aqueles que estão vigentes (Prontuário de Funcionário Ativo,
Contrato em andamento, documentação técnica de apoio, pendências de cobrança
etc.), poderão permanecer nos Departamentos, se houver espaço físico.
__Arquivo
Intermediário = utilização esporádica, pouca frequência de utilização,
porém, deverão permanecer na área, podendo ser transferidos para o Arquivo.
__Arquivo
Inativo = utilização quase nula, porém, devido a importância, obrigação
legal ou guarda permanente, deverão ser arquivados no Arquivo Central ou Centro
de Documentação, em condições de fácil acesso e preservação da informação.
__Arquivo
Histórico = toda a documentação, que contém fatos importantes, que poderão
contribuir para a preservação da memória institucional, deverão ser
encaminhados para o Arquivo Histórico.
1.3-
O que descartar?
É importante lembrar, que todo o
documento tem prazo de guarda, alguns obedecem a legislação contábil, fiscal,
trabalhista, previdenciária, Normas ISO etc., portanto, sugerimos que o
descarte de documentos, seja realizada com total segurança, procure eliminar
documentos que não tem mais utilização, tais como: catálogos, revistas, folder,
informativos, cartão de natal etc.
Se houver dúvida no descarte, é
preferível, guardar o documento, para uma avaliação com maior detalhe, sugerimos
a criação do Grupo de Trabalho/GT, para assessorar todas as áreas na análise,
seleção e eliminação de documentos, composta por uma equipe multidisciplinar,
que poderá analisar a documentação com maior segurança, e dará condições legais
para sua eliminação.
O Arquivo ou Centro de Documentação, é
o elo entre o passado e o presente, portanto, o arquivamento de documentos,
requer uma boa leitura, análise, seleção, classificação, indexação e catalogação
de documentos, para que não fique horas, dias ou semanas, tentando localizar um
documento, evitando o retrabalho e desgastes desnecessários.
*Bibliotecário da Acervo Organização e Guarda de
Documentos, para saber mais, acesse nosso site www.acervo.com.br
quinta-feira, 28 de março de 2013
OS IDIOMAS DO MUNDO NO SEU BOLSO (E SEM INTERNET)
Você já esteve em um país estrangeiro pensando que adoraria saber como dizer "estou perdido!" ou "sou alérgico a amendoim"? A internet e serviços como o Google Tradutor ajudam - mas e se você não tiver uma conexão?
Hoje estamos lançando pacotes off-line de idiomas no Google Tradutor para Android (2.3 e superior) com suporte a 50 idiomas, incluindo Francês, Espanhol, Chinês e Árabe.
Ao selecionar [Idiomas off-line] no menu do aplicativo, você verá todos os pacotes de idioma disponíveis para download. Para habilitar a tradução off-line entre dois idiomas, basta selecioná-los no menu de idiomas off-line. Uma vez que os pacotes forem baixados, está pronto para usar.
Ainda que os formatos off-line sejam menos abrangentes do que seus correspondentes on-line, eles são perfeitos para traduzir em um piscar de olhos quando você estiver no exterior com sinal ruim ou sem acesso a dados no celular
Saia por aí e explore outro idioma ou outra cultura, sem ter que se preocupar com o acesso à Internet.
segunda-feira, 25 de março de 2013
CONFIRA O CATÁLOGO 'LIVROS RAROS DE BIBLIOTECONOMIA: A MEMÓRIA CIENTÍFICA DA BIBLIOTECA NACIONAL BRASILEIRA'
Este catálogo é a versão definitiva das obras da exposição “Livros Raros de Biblioteconomia: a memória científica da Biblioteca Nacional brasileira”, oferecida pela Divisão de Obras Raras da FBN em 2011, em comemoração aos 100 anos da primeira escola de Biblioteconomia do Brasil. A graduação da UNIRIO é oriunda dos Cursos da Biblioteca Nacional e completou 100 anos no dia 11 de julho de 2011.
Foram selecionadas 25 obras em 26 itens sobre organização e administração, bibliografia, catalogação, classificação, preservação, história do livro e das bibliotecas e história da fundação do Curso de Biblioteconomia. Revela a nobreza do trabalho do Bibliotecário e desvela a formação múltipla, necessária para a aparentemente simples atividade de cuidar, salvar e difundir os registros do conhecimento.
Clique aqui para ver o cátalogo.
Foram selecionadas 25 obras em 26 itens sobre organização e administração, bibliografia, catalogação, classificação, preservação, história do livro e das bibliotecas e história da fundação do Curso de Biblioteconomia. Revela a nobreza do trabalho do Bibliotecário e desvela a formação múltipla, necessária para a aparentemente simples atividade de cuidar, salvar e difundir os registros do conhecimento.
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