terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MAIS DO QUE SER INDICADA, UMA EMPRESA DEVE SE TORNAR REFERÊNCIA.


Por Rosa Maria Sborgia (*)

As indicações se tornaram naturais no dia-a-dia das pessoas, sejam físicas, sejam jurídicas

Pensando nisso, já existem diversos grupos que pregam indicações seguras, o que é ótimo, garantindo uma maior segurança no fechamento dos negócios.

Mas hoje, apenas isto não basta. O grande volume de prestadores de serviços, o universo de produtos disponíveis no mercado com uma acessibilidade comercial – empréstimos, juros baixos, a avalanche de propagandas que invadem as vidas, a facilidade da compra e o conjunto de fatores que faz com que se tenha acesso a diversos produtos e serviços, nunca antes visto, tem exigido muita atenção dos compradores.

Particularmente na área da prestação de serviços, independente do segmento, nunca se teve tanta difculdade em contratar um profissional ou uma empresa, pois é fato que o anonimato permeia as nossas relações. Daí a necessidade da indicação. Mas será que só a indicação, nos dias atuais, basta? Ou é preciso um pouco mais, ou seja, a referência? A referência ou recomendação é reconhecida como o ato de confiar a alguém a obtenção de informações de terceiros.

As empresas têm investido muito em novas tecnologias, em formação de equipe, em planejamentos administrativos e financeiros, e outros itens, porém, as empresas inteligentes têm reforçado cada vez mais o seu elo de ligação com os seus clientes, parceiros e profissionais. Isto justamente para manter “a referência de uma empresa”. É comum nos dias atuais, profissionais buscarem pela referência da empresa ou do profissional que pretende contratar, e a referência acaba sendo a porta de entrada de qualquer negociação.

Por isto, a necessidade do bom atendimento, a necessidade da padronização dos comandos éticos e parciais de executivos, a necessidade do bom relacionamento, justamente para se tornarem bem recomendadas. Um ótimo exemplo disto foi o conquistado pelo Grupo Alliance, que foi criado justamente pela necessidade de filtrar empresas que podem ser recomendadas a clientes, uma vez que as suas associadas são referências de empresas.

Os resultados obtidos são prova da importância.

Mais que um cartão de visita, a referência de uma empresa é a certeza de que estará sendo bem atendido, e ainda, que terá condições de recomendar esta empresa para suas empresas Parceiras

(*) Rosa Maria Sborgia -É vice-presidente Grupo Alliance e sócia da Bicudo Marcas & Patentes

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

BIBLIOTECA CENTRAL EXPANDE SEUS SERVIÇOS COM AQUISIÇÃO DE E-BOOKS


Universidade Federal do Amazonas - 03/01/13

O acervo da Biblioteca Central entrou, efetivamente, na era digital. Foram adquiridos cerca de 3.500 e-books (livros eletrônicos), cujo acesso pode ser feito a partir de qualquer computador nas dependências da Ufam.

A medida, um ganho no que se refere ao espaço físico das bibliotecas da instituição, também representa um reforço no quantitativo já disponibilizado materialmente, como afirma a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade, Técnica em Educação Siméia Ale.

“Uma característica importante dos e-books adquiridos pela Instituição é que podemos atualizar o acervo constantemente. O conteúdo é permanente, pode ser acessado de qualquer lugar dentro da instituição, sem a necessidade de registro do aluno. Além disso, é possível baixar os arquivos integral ou parcialmente”, explicou.

Pelo endereço eletrônico http://ufam.dotlib.com.br, a comunidade universitária pode visualizar conteúdos das áreas de Arquitetura, Artes e Design, Ciências do Comportamento, Ciências Biomédicas e Biologia, Economia e Negócios, Química e Ciência dos Materiais, Ciências da Computação e Ciências Ambientais e da Terra.

Há ainda títulos nas áreas de Engenharia, Humanidades, Ciências Sociais e Direito, Matemática e Estatística, Medicina, Física e Astronomia e Computação Profissional e Web Design.

A previsão é que já nos próximos meses, outros títulos sejam adquiridos por meio de assinaturas junto às empresas que atuam no ramo de edição de conteúdo eletrônico.

A diretora salientou que há uma certa dificuldade em encontrar editoras voltadas à elaboração de e-books em português, mas o mercado está se ampliando e, consequentemente, a oferta será maior nos próximos anos. “A aquisição dos e-books partiu da necessidade em disponibilizarmos novas modalidades de consulta para a comunidade universitária. Nossa ideia é promover o sistema e torná-lo tão efetivo quanto a estrutura física”, frisou a diretora.

Para o aluno Diógenes de Souza Silva, do 2º período de Design, a iniciativa de implementar os e-books é interessante. “O material na área que estudo se mostrou bastante extenso e com foco para a web. Gostei”, declarou o estudante.

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segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CIENTISTAS CONSEGUEM TRANSFERIR DADOS A UMA VELOCIDADE DE 339 GBPS

  VALOR CORRESPONDE A 1 MILHÃO DE FILMES COMPLETOS SENDO ENVIADOS EM APENAS UM DIA



Uma equipe de físicos liderados pelos cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia conseguiram chegar a um marco impressionante na transferência de dados: 339 gigabits por segundo (Gbps), o que é equivalente a transmitir quatro milhões de gigabytes ou um milhão de filmes completos por dia.

A conquista é bastante impressionante por si só, mas não parou por aí. Os físicos trabalharam com cientistas da computação e engenheiros de rede para estabelecer um novo recorde de transferência a partir de um único link. Eles conseguiram enviar dados a uma velocidade de 187 Gbps entre Victoria e Salt Lake City, ambas cidades canadenses.

Atingir velocidades de transferência de dados além de cômodo para usuários comuns, é também primordial para cientistas. Um exemplo é o Grande Colisor de Hádrons (LHC, do inglês Large Hadron Collider), que utilizou uma rede global de computadores para transferir 100 petabytes (100 milhões de gigabytes).
Cada vez mais

Além de atingir uma velocidade incrivelmente alta, a equipe também criou uma estrutura nova de rede entre as cidades de Pasadena e Salt Lake City para mostrar novos métodos de estabelecer conexões intercontinentais e conexões diretas entre memórias de computador. Afinal, obter velocidades enormes de transferência de dados é uma grande conquista, mas as redes para fazer essas conexões também precisam evoluir.

Com as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas, a equipe acredita que, no ano que vem, eles poderão chegar a uma velocidade de um terabit por segundo (mil Gpbs), utilizando redes de longo alcance.

Fonte da Postagem.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINIMIZE A FRAUDE COM A SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

A fraude é um câncer organizacional. Se os gestores não decidirem combate-la, ela pode acabar com a organização. Todas as organizações sofrem algum tipo de fraude, independente do seu porte ou do tipo de negócio.

Existem disponíveis várias estatísticas e estudos, mas em média estima-se que entre 2% e 5% é quanto as organizações e as nações sofrem por causa da fraude. E fraude é prejuízo na certa, abate diretamente do faturamento da organização.

Para que uma fraude aconteça são necessários dois elementos básicos: informação e a ação do criminoso.

Sem informação o criminoso não consegue agir. Nesta perspectiva é que a segurança da informação minimiza as fraudes. Um processo de segurança da informação profissional e realizado com seriedade mantém o acesso a informação estritamente permitido apenas para aqueles usuários que precisam da informação e são autorizados para este acesso. Grande parte das fraudes acontece porque o criminoso tem acesso a informações que não deveria ter acesso.

Outro forte controle de segurança da informação é a segregação de funções. Em um processo qualquer um mesmo usuário não deve fazer uma atividade e controlar esta atividade. Continuando, a segurança da informação exige a existência e o monitoramento das ações de cada usuário. Isto é, teremos rastreabilidade das ações que ajudará numa eventual investigação, caso os controles preventivos não tenham sido suficientes para evitar o ato criminoso.

A correta destruição de mídia de informação (discos, computadores e papéis) é um controle efetivo para que a informação não chegue a pessoas que não deveriam ter acesso à informação.

Em resumo, cada organização deve ter implantado um Processo de Segurança da Informação que deve contemplar várias dimensões:

- Políticas e normas

- Gestão de risco dos recursos de informação

- Acesso à informação

- Classificação do sigilo da informação

- Continuidade do negócio no que depende de informação

- Copias de segurança da informação

- Conscientização e treinamento do usuário

- Resiliência operacional da informação

- Gestão de incidentes

- Ambiente físico dos recursos de informação

- Desenvolvimento e aquisição de sistemas, e

- Proteção técnica.

Estas dimensões são validadas para toda organização, independente do seu tipo de negócio e do seu porte. O que será diferente será a maneira como os controles serão desenvolvidos e implantados, bem como a rigidez destes controles.

Se sua organização não possui uma abordagem estruturada para a segurança da informação, comece o quanto antes. Um fato é realidade: sem segurança da informação, a fraude existe, cresce e a Organização só faz perder.



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